Novas infecções e mortes por HIV caem em João Monlevade

Os índices registrados em 2009 de novas infecções pelo vírus HIV, causador da Aids, e as mortes ocasionadas pela doença diminuíram em João Monlevade e nas cidades de São José do Goiabal, São Gonçalo do Rio Abaixo, Catas Altas, São Domingos do Prata, Nova Era, Bela Vista de Minas e Rio Piracicaba. Pacientes dessas cidades […]

Os índices registrados em 2009 de novas infecções pelo vírus HIV, causador da Aids, e as mortes ocasionadas pela doença diminuíram em João Monlevade e nas cidades de São José do Goiabal, São Gonçalo do Rio Abaixo, Catas Altas, São Domingos do Prata, Nova Era, Bela Vista de Minas e Rio Piracicaba. Pacientes dessas cidades fazem tratamento em Monlevade.
 
Segundo a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal DST Aids de Monlevade, Renata Carolina Bráulio de Moura, atualmente, as cidades citadas possuem 93 pacientes em tratamento sendo que desses, 57 são monlevadenses. Em 2008, foram registrados nove casos novos em Monlevade e 10 nos demais municípios, enquanto que, neste ano, foram seis novos pacientes em Monlevade e cinco nas outras sete cidades.
 
Os números de óbitos também caíram. Desde 2005, Monlevade registrou 31 mortes em decorrência da doença. Somente no ano passado foram oito. Este ano, foram três mortes causadas pelo vírus HIV.
 
Segundo a enfermeira Renata Caroline, desde 1993, quando o programa foi implantando na cidade, 245 pacientes fizeram tratamento. Desses, 60% são homens e 40% mulheres. Renata também alertou que a doença é predominante na faixa etária de 25 a 34 anos, o que corresponde a 37,8% dos portadores. Em segundo lugar estão as pessoas de 35 a 49 anos, com 36,7%. Ela ainda ressaltou que, ao contrário do que a maioria da população pensa, 72,1% das pessoas infectadas têm o comportamento heterossexual, enquanto 9,8% são homossexuais e 9% possuem comportamento bissexual.
 
Já quanto a via de transmissão, a enfermeira diz que 86,7% dos casos são através do ato sexual. Daí a importância do uso da camisinha nas relações.

Serviços relacionados