Outubro Rosa alerta para o câncer de mama em Barão de Cocais

Laço que simboliza o Outubro Rosa

Outubro Rosa alerta para o câncer de mama em Barão de Cocais
A Prefeitura de Barão de Cocais aderiu ao movimento popular Outubro Rosa, de reconhecimento internacional na luta contra o câncer de mama. O nome refere-se à cor do laço que simboliza, mundialmente, o alerta contra a doença que é uma das principais causas de morte entre as mulheres.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi em dois de outubro de 2002, quando o Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, capital, se iluminou de rosa. Desde então, para sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com laços, principalmente nos locais públicos. Depois, surgiram outras ações como corridas, desfile de modas, jogos, etc.

Em 2011, o movimento chega a Barão de Cocais e, com o apoio da Prefeitura, centenas de laços na cor rosa estão sendo distribuídos pelos agentes de saúde durante as visitas às casas. Espaços públicos também foram ornamentados com o laço e cartazes foram publicados na cidade a fim de sensibilizar a população feminina para a realização da mamografia.

O Hospital Municipal Waldemar das Dores possui o moderno aparelho que é capaz de diagnosticar, precocemente, a doença. Segundo o prefeito Geraldo Abade das Dores, a aquisição do mamógrafo é uma conquista que faz a diferença para a saúde da mulher cocaiense.

A coordenadora do Programa Saúde Família (PSF), Fabiana Soares, informa que a campanha em Barão de Cocais convoca as mulheres para o agendamento gratuito do exame e, paralelamente, a mulher será convidada à realização do exame preventivo de colo de útero.

Serviços relacionados