Inaugurado Centro de Atenção Psicossocial em Santa Bárbara

Prefeito Toninho Timbira descerra a placa inaugural

Inaugurado Centro de Atenção Psicossocial em Santa Bárbara
A saúde de Santa Bárbara ganhou um reforço. No último dia 30 de setembro, a Prefeitura entregou à população o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que atenderá as pessoas que sofrem de algum tipo de transtorno mental.  Na ocasião, a banda Lex Luthor realizou um grande show, animando o público presente.
 
O Caps está localizado atrás do posto de saúde do centro, na rua Cristiane Geo Maia, 158 e tem 346,84 metros quadrados de área construída.
 
De acordo com o projeto, o Caps conta com uma estrutura de primeiro mundo com consultórios, salas de atendimento individuais, posto de enfermagem, espaço para realização de oficinas terapêuticas, banheiros adaptados aos portadores de dificuldade de locomoção, salas de TV e de multiuso, secretaria, almoxarifado, arquivo, rouparia, vestiário, copa e refeitório.
 
Saúde mental – Atualmente, a equipe da saúde mental de Santa Bárbara é composta por duas psicólogas, um psiquiatra e três auxiliares de enfermagem, que atuam também na atenção da média complexidade.
 
O serviço funciona em atendimento ambulatorial no setor de média complexidade na Secretaria Municipal de Saúde, com consultas psiquiátricas e psicológicas – individuais e em grupo, e visitas domiciliares realizadas pela equipe da enfermagem.
 
Caps funciona das 07:00 às 17:00 horas, em dois turnos, durante os cinco dias da semana.
 
Dentre os serviços, serão oferecidos atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; visitas domiciliares; atendimento à família; e atividades comunitárias, enfocando a integração do paciente na comunidade e sua inserção familiar e social.
 
Os pacientes assistidos em um turno (quatro horas) receberão uma refeição diária, os assistidos em dois turnos (oito horas) receberão duas refeições diárias.

Serviços relacionados