Municípios mineiros recebem prêmio por redução da mortalidade infantil e materna

Os municípios que têm desenvolvido experiências bem sucedidas visando a redução da mortalidade infantil e materna recebem, nesta quarta-feira (3), às 14h, o Prêmio Ênnio Leão, no Espaço Helium – rua Aimorés, 1017, Funcionários.   O prêmio é dividido em três categorias, conforme o número de habitantes dos municípios. A primeira categoria é integrada por […]

Os municípios que têm desenvolvido experiências bem sucedidas visando a redução da mortalidade infantil e materna recebem, nesta quarta-feira (3), às 14h, o Prêmio Ênnio Leão, no Espaço Helium – rua Aimorés, 1017, Funcionários.
 
O prêmio é dividido em três categorias, conforme o número de habitantes dos municípios. A primeira categoria é integrada por cidades com 80 mil habitantes ou mais; a segunda abrange aquelas que possuem de 20 mil a 79.999 moradores; e a terceira é destinada aos municípios com população inferior a 20 mil.
 
Com o programa “PSF: Amigo do Peito”, Montes Claros é a cidade vencedora da categoria I. O projeto tem o objetivo de propiciar às Equipes de Saúde da Família (ESF) o conhecimento adequado para que conscientizem à população sobre a importância do aleitamento materno. No grupo das mães assistidas pelos grupos capacitados, a duração mediana da amamentação exclusiva passou de 104 dias para 125 dias.
 
Na categoria II, o município vencedor é Várzea da Palma. O objetivo do projeto “Acolher Palma” é estruturar os serviços públicos de saúde dentro dos princípios do SUS. A estruturação possibilitou a redução da mortalidade infantil (21,6 para 8,23), materna (11 para 4) e dos nascidos vivos com baixo peso ao nascer (7,75 para 4,39).
 
Na categoria III, foram contemplados os municípios de Itacarambi e Alto Caparaó. Em Itacarambi, o projeto “Itacarambi em defesa da vida” tem o objetivo de organizar a rede de atenção à saúde da mulher e da criança. Para isso, prioriza o Programa Saúde da Família para melhorar a qualidade de vida e os indicadores de saúde da população.
 
Em Alto Caparaó, o projeto “Sentinela e Vida” utiliza a assistência de uma equipe interdisciplinar para redução da mortalidade. Como resultado foi detectado um significativo aumento na cobertura vacinal em crianças menores de um ano.
 
A premiação totaliza R$ 650 mil, sendo 300 mil para o município vencedor do grupo I, 150 mil para o município vencedor do grupo II e 100 mil para os dois municípios vencedores do grupo III.
 

Serviços relacionados