Santa Bárbara prorroga vacinação contra gripe Influenza A (H1N1)

Santa Bárbara continua vacinando pessoas entre 30 e 39 anos contra gripe Influenza A (H1N1). A imunização acontecerá até dia 02 de junho em todos os postos de saúde do município.   Até a data, também serão imunizadas crianças de 2 anos a 4 anos, 11 meses e 29 dias (5 anos incompletos).   A […]

Santa Bárbara continua vacinando pessoas entre 30 e 39 anos contra gripe Influenza A (H1N1). A imunização acontecerá até dia 02 de junho em todos os postos de saúde do município.
 
Até a data, também serão imunizadas crianças de 2 anos a 4 anos, 11 meses e 29 dias (5 anos incompletos).
 
A meta da secretaria de saúde de Santa Bárbara é de vacinar 80% da população (13.156 indivíduos) estabelecida de acordo com os grupos prioritários, identificados e recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e escolhidos a partir de dados epidemiológicos do primeiro ano da pandemia de H1N1.
 
Influenza H1N1 – É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus Influenza H1N1, um novo subtipo do vírus da influenza, transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
 
Diferença entre a gripe comum e a influenza H1N1 – As duas doenças agem de forma semelhante, possuem os mesmos sintomas e grau de letalidade. Ambas podem se apresentar por meio de febre repentina, acima de 38º, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, e dificuldade respiratória. O que diferencia um resfriado de uma gripe é a presença da febre, o sintoma mais comum nos casos de infecção por vírus influenza. Portanto, o quadro clínico de uma pessoa com a nova gripe inclui a febre como um dos principais indicadores, além da tosse e de outros sinais, como dores nas articulações e nos músculos.

 

Serviços relacionados