Aprovada construção do complexo hospitalar da Unimed em Itabira
Complexo hospitalar da Unimed de Poços de Caldas
Em assembleia extraordinária realizada na noite da última quarta-feira, 14 de março, cooperados da Unimed aprovaram a construção de seu complexo hospitalar em Itabira. Ao todo, 51 pessoas compareceram à votação. Dentro do complexo, além de um hospital, serão construídos também a sede administrativa e os ambulatórios.
O projeto está pronto e a obra compreende quase 12 mil m² de área construída, com investimentos de aproximadamente R$25 milhões. De acordo com o presidente da instituição, doutor Virgilino Quintão Tôrres Cruz, por ser uma obra de grande porte, demanda tempo para ser executada.
Os serviços serão iniciados assim que cessar por completo o período de chuvas – ainda este ano. Doutor Virgilino não arrisca, contudo, uma previsão de data. “É muito difícil falar em prazos. Para se ter ideia, todo o complexo do hospital da Unimed de Poços de Caldas demorou cerca de uma década para terminar”, disse. Em Itabira, segundo o presidente, provavelmente em dois anos já deve começar o atendimento – não por completo.
Para ele, fazer previsões de entrega das unidades é algo complicado, em virtude de se requerer muitos recursos e parcerias. As partes administrativa e assistencial (de atendimento) devem começar a operar primeiro. Em seguida deve entrar em funcionamento no hospital.
A área hospitalar será erguida num terreno próprio na Avenida Prefeito Li Guerra, próximo ao Fórum da Justiça do Trabalho. O objetivo é atender prioritariamente os usuários dos planos de saúde da cooperativa, de Itabira e região, e também outros planos, como de funcionários da Vale, de outras empresas e usuários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). De acordo com doutor Virgilino, há uma carência de leito hospitalar atualmente em Itabira, e o investimento é uma forma de suprir ou diminuir este déficit.