Escola Municipal Água Fresca incentiva alimentação saudável

Nutricionista voluntária Fabiana Félix

Escola Municipal Água Fresca incentiva alimentação saudável
Na manhã desta quarta-feira, 15 de junho, a Escola Municipal Água Fresca realizou atividades interdisciplinares, com participação dos alunos do 3º ano e de professoras da escola, como conteúdo do projeto “Alimentação Saudável”.
 
O projeto, que já é adotado pela escola desde o ano passado, consiste em informar às crianças sobre alimentação saudável, por meio de pesquisas, elaboração de gráficos e outras atividades educativas – além de adoção de práticas saudáveis no ambiente escolar, como cardápio orientado por uma nutricionista e horta mantida pelas próprias crianças.
 
A apresentação se iniciou com as informações da nutricionista voluntária Fabiana Félix, falando sobre a pirâmide alimentar, alertando sobre vida saudável e doenças associadas a uma má alimentação. Os alunos mostraram que os conhecimentos passados pelas professoras foram absorvidos, apresentando a importância de cada grupo alimentar, com poesia e dramatização.
 
As crianças também diferenciaram os alimentos naturais dos industrializados, onde apontaram os alimentos sobrepostos à mesa. Foi grande a participação dos alunos em todas as atividades.
 
Após as apresentações, os alunos se dirigiram com muito entusiasmo ao refeitório para comer uma salada de frutas.
 
De acordo com Rita Bragança, diretora da escola, com o projeto, pretende-se conscientizar a criança a consumir alimentos saudáveis, despertando interesse por alimentos nutritivos.
 
 “Os resultados vêm a curto prazo, onde às vezes, a criança não tem esses hábitos em casa, mas ao ver os coleguinhas comendo, eles se sentem estimulados. Além disso, tem a horta, que eles mesmos plantam, mantêm e colhem. Eles já saem da escola com uma consciência para a vida adulta”, informou Rita.
 
Consciência que a aluna Pâmela Coimbra, de 9 anos, já adquiriu. “É muito importante para nossa saúde uma boa alimentação. Gordura não é bom porque faz engordar. Eu como muito salgadinho, mas eu sei que é errado. Agora vou comer só coisas boas para nossa saúde”, disse a menina.

Serviços relacionados