Santa Maria de Itabira reforça combate à dengue
Geraldo Magela Santos e José Aparecido Beato são dois dos agentes que acompanham o trabalho
Os agentes de combate a dengue da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria de Itabira redobraram os esforços para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
“A gente se preocupa muitos porque já tiveram casos”, disse a coordenadora de combate a dengue, Priscila Andrade Drummond, ao se referir a dois casos confirmados no ano passado.
Os seis agentes concentram suas atenções às visitas em residências do município, e a Secretaria de Saúde realiza, regularmente, blitz educativa e mutirões, além de som volante. Os mutirões ocorrem duas vezes por mês e os santa-marienses são orientados a recolher todo o lixo, principalmente o que se amontoa nos quintais.
Neste ano, a prefeitura vai usar o Carnaval para conscientizar a população. A Secretaria de Saúde também mantém uma lista de pontos considerados críticos, que são visitados semanalmente. São borracharias, oficinas, o próprio cemitério e outros pontos.
Também são confeccionadas armadilhas que os agentes fiscalizam a cada 15 dias. Geraldo Magela Santos e José Aparecido Beato são dois dos agentes que acompanham o trabalho, e alertam que é preciso atenção porque estão sendo encontradas larvas.