Últimos meses do ano são críticos com queda brusca nas doações de sangue em Itabira

A doação do material é escassa durante o ano todo, no entanto, os últimos meses são críticos

Últimos meses do ano são críticos com queda brusca nas doações de sangue em Itabira

Necessário para salvar diversas vidas em casos de doenças e acidentes, o sangue humano é um material escasso nos últimos meses do ano. As doações sofrem uma queda brusca. Em contrapartida, a necessidade de transfusões torna-se maior, já que muitas pessoas aproveitam os feriados de final de ano e as férias escolares para viajar e ocorrem muitos acidentes. Em Itabira, a situação não é muito diferente.

De acordo com a coordenadora do banco de sangue da Aposvale, Renata Alencar França, a doação do material é escassa durante o ano todo, no entanto, os últimos meses são críticos. “Chega final de ano, férias, viagens, os índices dos bancos vão à queda e ficam em estado de calamidade. Temos mesmo essa procura bem maior [demanda pelo material] e a gente que trabalha com bancos de possíveis doadores, tem a necessidade de realizar campanhas e pedir a colaboração da população”, explica.

Segundo disse a coordenadora, a informação do Hemominas é de aproximadamente 80% de decréscimo. “É como se tivesse a necessidade da gente levar 80% de gente para doar a mais do que levamos”.

Renata Alencar, da Aposvale fala da importância da doação de sangue

Incentivo

A Aposvale, o Sindicato Metabase e a Prefeitura de Itabira têm se mobilizado no incentivo ao ato de solidariedade, com a reativação do projeto “Salvar Vidas”, desde julho deste ano. O trabalho foi criado em 1996, mas, estava inativo desde 2012. A associação possui um banco de cadastro de possíveis doadores para serem direcionados aos hemocentros de Belo Horizonte. Todos que já contribuíram com o ato, continuam no cadastro da entidade. Renata explicou que a Prefeitura fornece o transporte gratuito e o Sindicato e a associação arcam com o lanche no dia da viagem, que normalmente é realizada aos sábados.

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) também possui doadores cadastrados, que são encaminhados a Belo Horizonte em dias da semana. Renata lembra que, além de praticar um ato solidário, quem doa sangue ainda recebe benefício no trabalho. “Lembrando que todo mundo que doa sangue, todas as empresas têm de dar uma folga por ano ao funcionário. Isso é lei”. No último sábado, 23 de dezembro, a Aposvale e os parceiros encaminhou um grupo de pessoas para doação em Belo Horizonte.

Hemominas em Itabira

Equipes da Aposvale e da Prefeitura propuseram uma parceria com o Hemominas, para a realização de coleta pela entidade hospitalar em Itabira. Como informou Renata, no momento a parceria não seria possível, devido à crise e escassez de mão de obra na unidade. Entretanto, a iniciativa não foi totalmente descartada. “Eles nos disseram que tem uma possibilidade de estarem aqui no segundo semestre de 2018, para realizar a coleta externa. Eles se surpreenderam como o povo de Itabira é solidário”, comentou a coordenadora. De acordo com o hemocentro, Itabira é uma das cidades de Minas Gerais que mais levam doadores até os centros de coleta, o que pode viabilizar a ação na cidade.

Quem tiver interesse em se cadastrar para doações, pode ligar nos telefones: (31) 3831-2243 e 3831-5123 (falar com Renata)

Serviços relacionados