Animais começam a ser castrados por castramóvel em Itabira
Passaram pela ação de hoje, 15 gatos, 15 cachorros machos e 23 cadelas
Na manhã desta terça-feira, 16 de janeiro, 53 animais, entre cães e gatos, passaram por procedimento cirúrgico de castração em Itabira. O mutirão é realizado no estacionamento da Câmara de Vereadores, iniciou nesta manhã, vai até o dia 19, sexta-feira e deve atender a 200 animais. Os procedimentos estão sendo realizados no castramóvel da Organização Não-Governamental (ONG) Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (Ajuda), que é adaptado com todos os equipamentos necessários para as cirurgias. A equipe contou com veterinários, uma coordenadora, educadora ambiental, auxiliar e motorista do castramóvel, além de voluntários da Ampari, que, além de ajudar no decorrer do mutirão, buscam lares temporários para os animais de rua e cuidam do antes e do pós-operatório.
Passaram pela ação de hoje, 15 gatos, 15 cachorros machos e 23 cadelas já cadastrados, com previsão de atendimento até o final desta tarde. Diversos donos aguardaram com seus animaizinhos pelo atendimento. Luciana Salles, da parte de educação ambiental e humanitária da ONG Ajuda, lembrou que seu papel na associação é a conscientização das pessoas em relação à guarda responsável dos animais. Nessas ações, ela reforça a importância de os donos cuidarem dos seus próprios bichos, assim como de todos os animais. “É castrar, educar, conscientizar e sensibilizar para se ter o resultado que a gente espera, pois, muitas vezes, as pessoas vêm a castração só como um controle populacional e não é isso. É a saúde do animal”, diz.
O presidente da Câmara de Itabira, Neidson Freitas (PP), declarou que a ação é importante, não somente pelo controle populacional e saúde do animal, mas esta é uma questão de saúde pública, que deve ser priorizada, já que diversas doenças podem ser transmitidas do animal para o ser humano. “São 200 cães e gatos sendo castrados. Mais do que isso, é a questão da conscientização por parte da população. Acho que a cada dia, mais castração e menos abandono de animais, é o que a gente tem que pregar em nossa cidade e em toda a região”, declarou. Ele acredita que a médio e longo prazo, será possível notar os resultados com menos abandono dos bichos. A força-tarefa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itabira, vereador Neidson Freitas, o deputado estadual Noraldino Júnior, a ONG Ajuda e a Associação Municipal de Proteção Animal da Região de Itabira (Ampari).