Dia D contra febre amarela atrai centenas de pessoas à Policlínica Municipal

Ação da Secretaria de Saúde mostrou que muita gente ainda não se imunizou contra a doença que tem causado mortes em Itabira

Dia D contra febre amarela atrai centenas de pessoas à Policlínica Municipal
Longa fila costuma ser formada na Policlínica Municipal – Foto: Arquivo/DeFato

A Policlínica Municipal de Itabira recebeu intenso movimento de pessoas neste sábado, 24 de fevereiro. Centenas de cidadãos compareceram ao local para se imunizar contra a febre amarela. O mutirão de vacinação, chamado de Dia D, mostrou que muita gente ainda não tomou a vacina na cidade, apesar das mortes já divulgadas e dos constantes alertas da Secretaria Municipal de Saúde.

A movimentação começou logo cedo. Os trabalhos foram abertos às 8h e seguem até às 16h. Pessoas com cartões de vacinação e outras sem o documento se aglomeraram na Policlínica e uma extensa fila se formou. Por volta das 10h, era fácil contar mais de 130 cidadãos em busca da vacina.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Itabira, Thereza Cristina Oliveira Andrade Horta, acompanhou a movimentação de perto. Ela ressaltou a importância da vacinação e lembrou que somente uma dose é o bastante para manter o indivíduo protegido pela vida toda.

“Não podemos mais perder essa oportunidade. A população tem que ter consciência da importância da vacinação. Desde 2012, a Organização Mundial da Saúde preconiza a dose única da vacina contra a febre amarela, a partir dos 9 meses de idade. Então, os adultos que já têm a dose no cartão de vacinação, não precisam repeti-la. É para toda vida”, comentou Thereza.

Superintendente Thereza Andrade (de vestido colorido) acompanhou a vacinação – DeFato

Até a semana passada, Itabira tinha 23 casos notificados de febre amarela, sendo 19 considerados suspeitos (aguardando resultados dos exames). Pelo menos cinco pessoas já morreram com sintomas da doença. A situação é considerada como “assustadora” pelo governo municipal, que tem desenvolvido ações para estimular a vacinação.

“Estamos organizando para que cada dia da semana uma unidade de saúde fique aberta com horário ampliado, até as 20 horas, para poder vacinar a população que ainda não se imunizou”, disse a superintendente.

Segundo Thereza Andrade, Itabira hoje tem cerca de 100 mil habitantes já vacinados. A meta da Secretaria de Saúde é atingir a meta de 100% da população. Também na semana passada, quando da divulgação dos números da doença na cidade, a secretária de Saúde, Rosana Linhares, chamou de “negligência com a vida” o ato de não se imunizar contra a febre amarela.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”86″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”770″ gallery_height=”570″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”2″ show_thumbnail_link=”0″ thumbnail_link_text=”[Show thumbnails]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

Serviços relacionados