Saiba como evitar a tuberculose e como é a rede de atendimento em Itabira
Doença pode atingir quase todos os tecidos do corpo, mas principalmente os pulmões
Neste sábado, 24 de maio, é lembrado em todo planeta o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença grave que ataca principalmente o pulmão do infectado. Em Itabira, nove pessoas estão em tratamento contra a endemia. O município possui um programa de combate a esse mal, que inclui acompanhamento pré e pós consulta médica até a cura.
A tuberculose pode atingir quase todos os tecidos do corpo, mas principalmente os pulmões. O principal sintoma é a tosse seca ou com secreção por três semanas ou mais, que pode ser acompanhada por febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento repentino. Um alerta importante é que, comumente, a tuberculose é confundida com uma gripe, por exemplo, e evolui durante três a quatro meses sem que a pessoa infectada saiba. E é justamente nesse período que a doença é transmitida para outras pessoas.
Em Itabira, após o diagnóstico, o paciente é encaminhado para o programa de combate à tuberculose, por meio do qual recebe acolhimento da equipe, medicamentos e acompanhamento. O tratamento pode variar de seis meses, nove meses ou até um ano, dependendo de outras doenças associadas. Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica, idosas doentes, alcoólatras, dependentes de drogas e fumantes são mais propensas a contrair a doença.
A tuberculose pode ser prevenida por meio da vacina BCG, que está disponível no calendário de rotina para crianças em dose única, logo ao nascer. A vacina protege principalmente contra as formas graves da doença. Outra forma de prevenir a disseminação da tuberculose é identificar rapidamente o paciente com a doença e iniciar o tratamento. O paciente não transmitirá mais a doença quando os exames estiverem negativos.
Para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, profissionais de saúde municipal percorrem a Feira do Produtor Rural, no bairro Esplanada da Estação, na manhã deste sábado, 24 de março, com uma ação de orientação sobre a doença, sintomas, formas de contágio, prevenção e tratamento.
Outras informações sobre a doença e sobre a rede de combate à tuberculose podem ser consultadas na Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 3839-2679.