Próximo sábado será Dia D da campanha de vacinação contra gripe
Mobilização é uma das estratégias para diminuir o impacto da gripe na população e garantir a cobertura vacinal no município
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza continua em Itabira em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacinação. Neste sábado, 12 de maio, acontece a mobilização nacional, também conhecida como Dia D, quando os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h. Esta é uma das estratégias para diminuir o impacto da gripe na população e garantir a cobertura vacinal no município. A campanha segue até o dia 1º de junho.
Devem ser vacinados os seguintes grupos: pessoas com 60 anos de idade ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão cumprindo medidas socioeducativas; população carcerária; e funcionários do sistema prisional.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Thereza Cristina Oliveira Andrade, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de imunizar 90% das pessoas incluídas nos grupos prioritários. Ela acrescentou ainda que todos os anos há uma atualização da vacina contra a gripe. A ação é uma das recomendações feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para garantir maior eficácia do produto. “As vacinas garantem proteção por, aproximadamente, um ano. A pessoa fica protegida a partir da segunda semana após a administração da dose”, esclareceu Thereza Andrade.
O vírus
O vírus Influenza é transmitido por meio do contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). O período de maior circulação do vírus da gripe ocorre, principalmente, de junho a agosto. O Ministério da Saúde orienta que a população adote algumas medidas para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes arejados.