Câmara de Itabira aprova pagamento de diárias a conselheiros de saúde
O projeto já estava na pauta desde a semana passada, mas recebeu uma emenda modificativa
A Câmara Municipal de Itabira aprovou, na reunião desta terça-feira, 31 de julho, a concessão de diárias para membros do Conselho Municipal de Saúde, quando em viagens para congressos, cursos e treinamentos. O Projeto de Lei 34/2018, de autoria do Executivo, estava na pauta desde a semana passada e recebeu uma emenda modificativa do vereador André Viana Madeira (Pode), que limita o quantitativo de viagens por ano e restringe a quantidade de conselheiros.
De acordo com André Viana, as modificações foram elaboradas em consonância com os conselheiros, que têm acompanhado a tramitação do projeto na Câmara desde o início. Ao comentar a matéria, o vereador ressaltou que, em casos de cursos ou treinamentos que exijam participação de mais pessoas, é preciso analisar a possibilidade de se trazer o curso para Itabira ao invés de pagar diárias para deslocamento. A sugestão foi compreendida pelos demais parlamentares.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Henrique Rodrigues, a diária é uma reivindicação antiga e atenderá primordialmente os representantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele disse que os conselheiros, que prestam um serviço voluntário, não tinham auxílio nas viagens em busca de melhorias para o bem comum.