Centro de Estudos do HNSD marca reativação com discussão sobre Neurologia

O Centro de Estudos Dr. Mauro Alvarenga, do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), realizou na noite desta quarta-feira, 17 de outubro, a Aula Solene da instituição. O evento reuniu nomes da medicina em Itabira, como o coordenador do centro de estudos, Ivan Peixoto, e os especialistas Thiago Camilo e Carlos Batista Júnior, para uma […]

Centro de Estudos do HNSD marca reativação com discussão sobre Neurologia
Foto: Câmara de Itabirito

O Centro de Estudos Dr. Mauro Alvarenga, do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), realizou na noite desta quarta-feira, 17 de outubro, a Aula Solene da instituição. O evento reuniu nomes da medicina em Itabira, como o coordenador do centro de estudos, Ivan Peixoto, e os especialistas Thiago Camilo e Carlos Batista Júnior, para uma conversa sobre os avanços da Neurologia no município. Fizeram parte da solenidade também o bispo da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, presidente da Irmandade Nossa Senhora das Dores, e a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares. O Centro de Estudos é ambiente para a realização de cursos, palestra e treinamentos com o objetivo de intensificar o processo de capacitação da equipe multiprofissional do HNSD nos mais diversos temas.

O encontro nessa quarta-feira, realizado no auditório do edifício Monjolos Office, comemorou o resgate do Centro de Estudos e os avanços no atendimento de todos os tipos de traumas, cirurgias e no atendimento de pacientes na área da Neurologia no HNSD. De acordo com o diretor clínico do hospital, Edson Pereira Lima, a instituição atende uma população média de 240 mil habitantes da microrregião e o Centro de Estudos é uma grande ferramenta para aprimorar e acreditar no futuro da Medicina em Itabira. “Nós estamos em uma região que não tem formação médica. Com o Centro, é possível recriar o hábito de estudar e fomentar o ensino científico”, afirma.

Outra discussão importante na ocasião foi o destino da cidade em relação à exaustão do minério de Itabira nos próximos dez anos. Para o médico, investimentos na área da saúde podem auxiliar na arrecadação do município. “Ficamos um pouco temerosos sobre o futuro, mas nós vimos dois centros educacionais serem investidos na cidade. O município é viável economicamente pós mineiro, se isso vier acontecer, e a Medicina é um alicerce e a Educação o outro. Vai ser muito mais se estivermos unidos”, comenta o diretor.

Na oportunidade, a secretária municipal de saúde, Rosane Linhares, ressaltou a importância de iniciativas como a aula inaugural e a formação do Centro de Estudos para o desenvolvimento da Medicina em Itabira. Rosana ainda contou um pouco sobre os obstáculos enfrentados para o desenvolvimento do Pronto-Socorro Municipal, da implantação do Samu na cidade e dos progressos em Neurociência. “União do setor público e do privado, através da irmandade, nos dá plena confiança no cuidado com a nossa urgência”, concluiu.

A aula solene também foi momento de homenagear o Dr. Carlos Batista Alves pela sua colaboração e atuação em Itabira e lembrar o legado deixado pelo médico José Pinto, falecido no último dia 7.

Serviços relacionados