Depois de transplante, cientistas relatam segundo caso de cura do HIV

Pesquisadores dizem que um homem de Londres parece estar livre do vírus da Aids após um transplante de células tronco. O paciente não identificado foi  diagnosticado com HIV em 2003. De acordo com o portal G1, o homem desenvolveu câncer e concordou com um transplante de células-tronco para tratar essa doença em 2016. Seus médicos encontraram um […]

Depois de transplante, cientistas relatam segundo caso de cura do HIV
Detail of a nurse uniform on a blue blurred background

Pesquisadores dizem que um homem de Londres parece estar livre do vírus da Aids após um transplante de células tronco. O paciente não identificado foi  diagnosticado com HIV em 2003.

De acordo com o portal G1, o homem desenvolveu câncer e concordou com um transplante de células-tronco para tratar essa doença em 2016. Seus médicos encontraram um doador com uma mutação genética que confere resistência natural ao HIV. O transplante mudou o sistema imunológico do paciente, dando a ele a resistência do doador ao HIV.

Publicamente, os cientistas ainda se referem ao caso como uma “remissão de longo termo” e alguns não garantem que o vírus não irá retornar ao organismo do paciente. É o segundo caso de sucesso, depois que o “paciente de Berlin”, Timothy Ray Brown, foi curado há quase 12 anos.

*Com informações do G1

Serviços relacionados