Bom Jesus do Amparo ocupa o 16º lugar no ranking de maior incidência de casos prováveis de dengue em Minas

Atualizada às 18h50 para acréscimo de informações. O município de Bom Jesus do Amparo, pertencente à Unidade de Referência Secundária em Saúde (URS) de Itabira, ocupa o 16º lugar no ranking de cidades com maior incidência de casos prováveis de dengue no Estado. O dado consta do último Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado […]

Bom Jesus do Amparo ocupa o 16º lugar no ranking de maior incidência de casos prováveis de dengue em Minas

Atualizada às 18h50 para acréscimo de informações.

O município de Bom Jesus do Amparo, pertencente à Unidade de Referência Secundária em Saúde (URS) de Itabira, ocupa o 16º lugar no ranking de cidades com maior incidência de casos prováveis de dengue no Estado. O dado consta do último Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, com atualizações até 1º de abril. Com 6.018 habitantes, a cidade apresenta até o momento 71 possíveis casos da doença. Pela manhã, DeFato Online procurou a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Bom Jesus do Amparo para saber os motivos do alto índice de casos suspeitos e as providências que estão sendo tomadas para prevenir a dengue. No entanto, a informação foi de que os responsáveis para falar sobre o assunto não se encontravam no município.

Mais tarde, após publicação da reportagem, em contato com a redação, a Prefeitura de Bom Jesus do Amparo, por meio de sua Assessoria de Comunicação, afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde vem concentrando os seus esforços e ações no combate a dengue há meses.  Que desde os primeiros casos notificados, o município iniciou campanhas com toda a população a fim de prevenir a expansão da doença através da utilização de redes sociais e de todos os canais de informações à população, bem como as orientações nas UBS.

A Prefeitura afirma que já realizou três mutirões contra a dengue no município. Os trabalhos mobilizam a população e agentes de saúde no município em ações que envolvem também as secretarias de Obras e Meio ambiente, com limpeza, coleta de lixo, capina, orientações à população e na identificação dos focos.

O último mutirão foi feito em Bom Jesus do Amparo no dia 29 de março com a presença de técnicos e agentes do Ministério da Saúde. Eles passaram mais orientações aos profissionais municipais da Saúde e à população e ainda acompanharam todo o trabalho de caça aos focos do mosquito Aedes aegypti. No mesmo dia foi feita a aplicação do UBV através da bomba costal. A aplicação do produto faz o tratamento vetorial espacial que bloqueia a transmissão da dengue e de outras doenças oriundas do mosquito, segundo a Secretaria de Saúde.

A Prefeitura de Bom Jesus do Amparo informou ainda que mantem canal de comunicação aberto para denúncias de locais com possíveis focos da doença pelo telefone: (31) 3833-1542.

Óbito em João Monlevade

No sábado, 30 de março, João Monlevade registrou o primeiro óbito por dengue neste ano. A prefeitura informou que a morte foi de uma idosa, que era portadora de lúpus, uma doença autoimune que compromete o sistema imunológico. Segundo a Assessoria de Comunicação, atualmente João Monlevade tem 16 casos suspeitos de dengue, em quatro bairros próximos: São João, José Eloi, Mangabeiras e São Jorge. “A prefeitura está fazendo um trabalho de limpeza e pulverização em todo o município, mas estamos com uma ação mais intensa nos bairros específicos com prováveis casos”, informou a assessoria. 

 Suspeita de Zika Vírus em Conceição do Mato Dentro 

O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde consta ainda que em Conceição do Mato Dentro, também pertencente à URS de Itabira, foram notificados 19 casos suspeitos de Zika vírus que, assim como a dengue, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A Vigilância em Saúde do município informou que as suspeitas foram registradas com base no relato dos pacientes. Apenas com os resultados de exames de material coletado dos pacientes é possível confirmar ou descartar as suspeitas. 

Serviços relacionados