FSFX inova com soluções integradas em saúde
Garantir segurança e cuidado integral ao trabalhador no longo prazo é um dos desafios enfrentados pelas empresas. Foi partindo do compromisso com o melhor cuidado e na necessidade de reduzir os custos com saúde nas empresas por meio da prestação de um serviço customizado e com excelência que a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), no ano que completa 50 […]
Garantir segurança e cuidado integral ao trabalhador no longo prazo é um dos desafios enfrentados pelas empresas. Foi partindo do compromisso com o melhor cuidado e na necessidade de reduzir os custos com saúde nas empresas por meio da prestação de um serviço customizado e com excelência que a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), no ano que completa 50 anos, inovou ao criar o serviço de Soluções Integradas em Saúde.
O novo modelo oferece às empresas soluções integradas em: assistência médica e odontológica, segurança do trabalho, higiene e saúde ocupacional, promoção da saúde, reabilitação, atenção primária e domiciliar, prevenção de doenças, análise de informações e conscientização sobre a necessidade de cuidar da saúde.
Enquanto o modelo tradicional de ações corporativas de saúde oferece risco de realizar ações fragmentadas e desalinhadas, a implantação do novo serviço da FSFX proporciona às empresas contratantes soluções que impactam na melhoria no clima organizacional, aumento da qualidade, integração de estruturas, racionalização de recursos, aumento da produtividade e redução de custo.
O objetivo é fazer com que os trabalhadores sintam-se satisfeitos, estejam focados, motivados, seguros e, assim, apresentem bons resultados, pois se a saúde dos funcionários está bem, é sinal de que a empresa também está.
O conceito criado pela Fundação visa oferecer soluções integradas aos clientes de acordo com a precisão ou problemas detectados nas necessidades de saúde dos empregados. O cuidado integral começa na casa do colaborador e pode passar por todos os serviços. As empresas que adquirirem o serviço passarão por um mapeamento da sua situação atual e um modelo sob medida que é construído de acordo com as necessidades levantadas.
“Ao integrar ações dos serviços de saúde ocupacional com programas de promoção da saúde e prevenção de doenças, assistência médico-odontológica e assistência social em um amplo sistema de proteção à vida, a Fundação São Francisco Xavier passa a garantir ações efetivas e ágeis. Conseguiremos potencializar a sinergia em processos críticos, robustos e flexíveis, racionalizar recursos e zelar pela qualidade de vida, preservando a sustentabilidade em nossas ações”, destaca Marcelo Gouveia Teixeira, superintendente de Soluções Integradas em Saúde da FSFX.
CASE DE SUCESSO
O Sistema Integrado de Saúde Usiminas (SISU), desenvolvido pela Usiminas e pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX) foi implantado há mais de um ano e representa um novo modelo de gestão de saúde ocupacional. O SISU foi o responsável por padronizar os processos e reproduziu as melhores práticas de seis unidades (Usina de Ipatinga e Cubatão, Mineração Usiminas, Usiminas Mecânica, Soluções Usiminas e Fundação São Francisco Xavier) aplicadas em ações corporativas para todas as plantas industriais da siderúrgica, escritórios, unidades de mineração e transformação e distribuição do aço.
O resultado obtido foi a redução de absenteísmo nas empresas, aumento da satisfação dos colaboradores e melhoria do clima organizacional.Além da gestão do bem-estar dos colaboradores, com o trabalho conjunto de psicóloga, educadora física, ergonomista, equipe de saúde ocupacional e de atenção primária para melhoria das condições de trabalho nas áreas, foram avaliados os trabalhadores com licença médica e receberam o encaminhamento adequado.
O objetivo foi antecipar o retorno desses profissionais à empresa em outras atividades que não comprometam sua recuperação e o seu desempenho. Isso contribuiu para diminuir o absenteísmo e afastamentos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).