“Mudanças no seu corpo…e agora, o que fazer”, saiba com o Dr. André Miolo

Com o passar dos anos, todos envelhecemos. O envelhecimento é algo mágico e ao mesmo tempo angustiante para algumas pessoas. Ele traz consigo os estigmas de uma vida de lutas, derrotas, vitórias, preocupações, angústias, porém, também traz a experiência, carrega consigo a lucidez da vivência de uma vida plena. Grande parte da população aceita o […]

“Mudanças no seu corpo…e agora, o que fazer”, saiba com o Dr. André Miolo
|||

Com o passar dos anos, todos envelhecemos. O envelhecimento é algo mágico e ao mesmo tempo angustiante para algumas pessoas. Ele traz consigo os estigmas de uma vida de lutas, derrotas, vitórias, preocupações, angústias, porém, também traz a experiência, carrega consigo a lucidez da vivência de uma vida plena. Grande parte da população aceita o processo do envelhecimento de uma maneira muito natural, porém, uma outra parte não assimila tão bem essa evolução natural pela qual todos passaremos.

Durante a vida, ocorrem várias situações que contribuem para a perda daquele corpo que se tinha quando ainda jovem e muitas vezes essas alterações podem causar sérios transtornos, inclusive de ordem psicossocial. A natureza feminina, em especial, é completamente diversa quando comparada a do homem. Hormônios, pele mais fina, menor quantidade de massa muscular associados aos fatores externos como uso de anticoncepcionais, tabagismo, ingestão alcoólica, sedentarismo e obesidade levam, invariavelmente, a alterações no que chamamos de contorno corporal.

O que fazer
Várias são as medidas a serem tomadas para se retardar o aparecimento dos sinais implacáveis da ação do tempo, como a prevenção através de mudanças de hábitos de vida precocemente. No entanto, alguns pacientes necessitam de um “algo mais” para que tenham sua autoestima de volta. Nesse contexto, a cirurgia plástica, desde que bem indicada, torna-se uma excelente opção e, às vezes, a única.

As cirurgias mais procuradas em nosso consultório são as cirurgias do abdome e das mamas que, em conjunto, chamamos de “cirurgia do contorno corporal”. Vamos falar um pouco sobre a cirurgia do abdome. A lipoaspiração e até mesmo a retirada do excesso de pele flácida, chamada abdominoplastia, têm suas indicações específicas. Em resumo, digo que pacientes que estão acima do peso e tem a pele flácida não são pacientes candidatas somente à lipoaspiração.

Lipoaspiração
Aqui aproveito para desmistificar um tema muito importante, lipoaspiração não é um procedimento que visa emagrecimento, portanto, não deve ser realizada isoladamente em pacientes que estão acima do peso. O ideal é que a paciente esteja próximo ao peso ideal para ser submetida a qualquer tipo de intervenção cirúrgica para fins estéticos. Já na abdominoplastia, retiramos todo o excesso de pele flácida e ela pode ou não ser associada a uma lipoaspiração, o que confere uma grande melhora do contorno corporal.

Com relação às cirurgias das mamas existem vários tipos. Podemos aumentá-las com o uso de próteses de silicone. Podemos reduzi-las de volume. Podemos fazer o “levantamento mamário” chamado de mastopexia (nesse caso podendo-se optar ou não pelo uso da prótese de silicone). Enfim, a cirurgia plástica moderna detém uma série de procedimentos para melhorar o contorno corporal.

O mais importante, ao se decidir pela cirurgia plástica, é procurar um cirurgião plástico de confiança e do qual tenha boas referências. A perfeita indicação de qual cirurgia é ideal para o seu caso específico somente pode ser estabelecida durante sua consulta médica. Desde que bem indicada, a cirurgia plástica é, sem dúvidas, a melhor alternativa para trazer de volta o seu
“contorno corporal”.

Dr. André Miolo – CRM MG 42151 / RQE 26090
Cirurgião Plástico 

Clique aqui e leia a primeira edição da revista DeFato Saúde & Bem-estar

Serviços relacionados