GRS Itabira afirma que Prefeitura de João Monlevade não apresentou documento sobre reativação do antigo PA
A Gerência Regional de Saúde (GRS) Itabira não recebeu nenhum documento da Prefeitura de João Monlevade sobre a reativação do andar térreo do prédio do antigo Pronto Atendimento Municipal. A informação foi repassada à DeFato pela assessoria de Comunicação da instituição. O fato chama atenção pois o Executivo investiu mais de R$130 mil na compra […]
A Gerência Regional de Saúde (GRS) Itabira não recebeu nenhum documento da Prefeitura de João Monlevade sobre a reativação do andar térreo do prédio do antigo Pronto Atendimento Municipal. A informação foi repassada à DeFato pela assessoria de Comunicação da instituição. O fato chama atenção pois o Executivo investiu mais de R$130 mil na compra de 32 equipamentos de ar condicionado e manutenção do ar condicionado central “Chilller”, instalado no primeiro pavimento do prédio.
Como informado com exclusividade pela DeFato, a Prefeitura trabalha para reabrir o local. À época, o Executivo limitou-se a dizer que no andar térreo será ofertado algum serviço na área de saúde. A reportagem questionou novamente a assessoria de Comunicação da Prefeitura nesta quarta, 24, sobre o que será feito no espaço. Novamente, foi informado que `ainda não há definição sobre quais serviços serão ofertados no local, estando esse assunto em estudos por parte da Administração`.
Antigo PA não será hospital
Ainda segundo a Prefeitura, não foi cogitado pela Secretaria de Saúde reativar o local como um hospital. Importante frisar que o espaço seria o Hospital Santa Madalena, quando Carlos Moreira, marido da atual prefeita Simone Carvalho Moreira (PSDB), foi chefe do Executivo.
Prefeita chegou a afirmar que a Policlínica será transferida para o antigo PA
Em junho, também em entrevista à DeFato, Simone afirmou que trabalha para transformar o espaço em uma nova Policlínica. “A gente vai levar para a parte de baixo a Policlínica. O prédio da Policlínica hoje não tem mais condições de atender à população do jeito que está. O novo local já está em reforma, temos uma verba para isso”, afirmou a prefeita. No entanto, a Comunicação do Executivo informou sobre a possibilidade de reforma do prédio onde hoje funciona a Policlínica, mas sem previsão de data para início da obra.
Histórico
O prédio do pronto-atendimento em João Monlevade abrigou, inicialmente, a rodoviária do município. Esta foi transferida para a BR-381, dando espaço ao Hospital Santa Madalena, na administração de Carlos Moreira, marido da atual prefeita, Simone Carvalho Moreira (PSDB).
Contudo, o citado hospital não chegou a funcionar, pois a gestão seguinte, do ex-prefeito Gustavo Prandini, transformou o projeto em Centro de Especialidades Médicas (CEM). Logo depois, o pronto-atendimento passou a funcionar no prédio.
O ex-prefeito Teófilo Torres (PSDB), em outubro de 2015, fechou o PA, alegando problemas no ar condicionado central. Todos os atendimentos foram transferidos então para o Hospital Margarida, o que ocorre até hoje. Em maio deste ano, equipe técnica da Policia Civil visitou os prédios anexos ao pronto-atendimento para conhecer as instalações e averiguar a possibilidade de no local ter um Instituto Médico Legal (IML).