Dra. Anielle destaca um novo olhar sobre a cirurgia de catarata

A população brasileira está envelhecendo. Recentes levantamentos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) evidenciam que a expectativa de vida da população brasileira subiu três anos na última década. Pesquisas divulgadas em dezembro de 2016, estabeleceram  75,5 anos a nova expectativa de vida do brasileiro e tal fato é atribuído às crescentes melhorias de […]

Dra. Anielle destaca um novo olhar sobre a cirurgia de catarata
|

A população brasileira está envelhecendo. Recentes levantamentos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) evidenciam que a expectativa de vida da população brasileira subiu três anos na última década. Pesquisas divulgadas em dezembro de 2016, estabeleceram  75,5 anos a nova expectativa de vida do brasileiro e tal fato é atribuído às crescentes melhorias de informação e acesso aos serviços de saúde para a população idosa.

Fato é que o envelhecimento populacional traz consigo o aumento na incidência de patologias relacionadas a esta fase da vida como doenças neurológicas degenerativas, osteoartrose, catarata, entre outras.

A catarata é uma doença oftalmológica de importante prevalência nos consultórios, sendo considerada consequência do processo natural do envelhecimento. Catarata é definida como a opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho, cuja transparência permite que os raios de luz o atravesse e alcance a retina para formar a imagem.

A catarata pode ser congênita (presente no nascimento), secundária (devido a trauma ou algumas doenças oculares ou sistêmicas) ou sênil (relacionada a idade). Essa última corresponde ao tipo mais comum.

Seus principais sintomas são: visão embaçada, visão das cores de forma opaca e sensação de constante neblina nos olhos. Os sintomas podem passar despercebidos no início, mas tendem a evoluir de forma gradual, comprometendo cada vez mais a qualidade de vida do paciente, inclusive aumentando o risco de quedas e chegando até a completa cegueira se não tratada.

Facoemulsificação

O único tratamento com eficácia comprovada é a cirurgia denominada Facoemulsificação com implante de lente intraocular. No procedimento é realizada a aspiração da catarata que é  substituída  por uma lente artificial permitindo restaurar a transparência do olho e a recuperação da visão.

A cirurgia é extremamente segura e confiável e os riscos e complicações são  pouco frequentes. A recuperação física e visual é muito rápida e indolor, sendo necessário alguns cuidados como uso de colírios por alguns dias. As limitações pós-operatórias são pequenas e os pacientes em geral são liberados para qualquer atividade em 15 dias.

Avanços na cirurgia de catarata tem propiciado resultados visuais cada vez melhores. Além da restauração completa da visão a cirurgia atualmente permite a correção dos erros refrativos como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. Ou seja, pacientes submetidos a cirurgia de catarata tem a possibilidade de diminuir ou até eliminar a dependência de óculos ou lentes de contato para todos as distâncias.

O implante de modernas lentes intraoculares de tecnologia avançada, disponíveis para escolha de médicos e pacientes, propiciou um tratamento de catarata cada vez mais individualizado, proporcionando assim mais benefícios e qualidade de vida para o paciente.

Lente ideal

A indicação médica quanto ao modelo de lente ideal é baseada nas necessidades de cada paciente e são levados em consideração hábitos pessoais, estilo de vida, profissão, além, claro, da necessidade e expectativa de visão de cada um. Também é necessário considerar se há existência de outras doenças oftalmológicas associadas.

As pesquisas científicas na área da oftalmologia avançam de forma proporcional às mudanças no perfil da população. O tratamento cirúrgico de catarata já permite que pessoas de qualquer idade possam voltar a ter uma vida normal e independente. Assim, a fase da “melhor idade” também pode ser sinônimo de aproveitar bons momentos em família, viajar, trabalhar, dirigir… Enfim, envelhecer com saúde, boa visão e qualidade de vida.

Dra. Anielle Lafayete – CRM 53903
Oftalmologista

Clique aqui e leia a primeira edição da revista DeFato Saúde & Bem Estar

 

Serviços relacionados