Assaduras em bebê durante o verão: saiba como tratar e evitar

É possível tomar certas medidas para minimizar bastante as chances de seu bebê desenvolver assaduras de fraldas

Assaduras em bebê durante o verão: saiba como tratar e evitar

As altas temperaturas do verão exigem cuidados especiais com o bebê. É que o calor potencializa a incidência de irritações na pele, como as assaduras e as brotoejas, causando desconforto nas dobrinhas do corpo. Por isso, é preciso um pouco mais de atenção com a pele do bebê, já que qualquer descuido pode se transformar algo pior. Até os dois anos, cerca de 25% dos bebês apresentarão esse tipo de problema, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

A criança é mais frágil quando o assunto é o calor, por isso é super indicado aos pais que redobrem a atenção. As assaduras podem causar alterações no comportamento do bebê: ele pode parecer mais incomodado do que o normal, especialmente durante as trocas de fralda. E pode até chorar quando a área da fralda é tocada. Muitos pais sentem que fizeram algo de errado, mas é importante saber que assaduras são bem comuns entre os bebês pois sua pele é extremamente sensível.

Quais são as causas das assaduras?

As causas mais comuns de assaduras são fraldas, ou roupas de baixo, úmidas em contato com a pele do bebê. O contato com a fralda deixa a pele do bebê mais sensível, enquanto o atrito entre a pele, urina ou fezes deixa a pele mais irritada. Com tudo isso, somando as condições úmidas e quentes encontradas na fralda do bebê, fica fácil entender porque os danos à pele sensível dos bebês são quase inevitáveis. Nesse caso a barreira protetora da pele é afetada, e isso pode levar à erupção avermelhada e sensível que nós, como pais, tanto tememos.

O conteúdo continua após o anúncio

Como prevenir as assaduras?

É possível tomar certas medidas para minimizar bastante as chances do bebê desenvolver assaduras. Troque a fralda do seu bebê com frequência, ou sempre que ela estiver com xixi ou cocô, usando água morna para limpar o bumbum a cada troca. Seque bem e aplique uma pomada a cada troca para proteger, hidratar e ajudar a fortalecer e recuperar a pele. Deixe o bebê sem fralda durante um curto período de tempo todos os dias para a pele poder respirar. Caso o bebê tenha diarreias frequentes, a causa deve ser avaliada junto a um pediatra, pois elas aumentam ainda mais as chances de assaduras. Se as assaduras persistirem mesmo com todos os cuidados, leve o seu filho a um pediatra para acompanhamento.

Para proteger a pele do bebê, a Drogaita tem vários produtos para assaduras com preços incríveis. Corra e confira as melhores ofertas de pomadas, cremes para assaduras e fraldas!

Matriz: Avenida João Pinheiro, 741
📞3834-1515
Filial: Avenida João Pinheiro, 462
📞 3831-1926
Horário de funcionamento:
Matriz: 7h às 22h (todos os dias)
Filial: 8h às 22h
Instagram: https://www.instagram.com/drogaitamg/

Serviços relacionados