Leishmaniose canina: vilão ou vítima?

Doença é muito comum nos centros urbanos e, se não tratada, pode ser fatal

Leishmaniose canina: vilão ou vítima?

Folhas e frutos caídos, entulhos e locais onde há descarte de lixo de forma inadequada. Estes cenários, tão comuns nos nossos centros urbanos, favorecem a reprodução de um animal pequeno, mas muito perigoso: o mosquito palha. De coloração amarelada e asas eretas e semiabertas, esse inseto é responsável pela proliferação de uma das doenças mais fatais aos cães: a leishmaniose.

O número de cães infectados com a leishmaniose vem aumentando cada vez mais ao passar do tempo. Os principais sintomas apresentados pelos cães envolvem: emagrecimento, crescimento exagerado das unhas, desânimo e lesões na pele que não cicatrizam com facilidade. Quando o paciente é levado ao veterinário, é realizado um teste rápido para verificar se há ou não a presença da doença. Caso o teste dê positivo, deve ser realizada uma contra prova que, caso também seja positiva, confirmará o diagnóstico. A partir daí será prescrito o melhor tratamento e qual deverá ser a forma de acompanhamento ideal.

Um dos grandes problemas que enfrentamos no controle da doença é que não é fácil realizar a eliminação do mosquito (vetor) que transmite a doença. Como existem muitos locais onde ele pode se reproduzir, há grande quantidade desses mosquitos nas cidades e a disseminação da doença é rápida.

Além de infectar os cães, a leishmaniose também é transmissível (através da picada do mosquito palha) para outras espécies. Pode infectar o homem, gambás, capivaras, ratos e felinos, dentre outros.

Dessa forma, sacrificar os cães positivos para a leishmaniose não é uma forma eficaz de controle da doença, haja vista que as outras espécies podem servir de hospedeiras. O que há de se fazer é manter os quintais limpos e realizar o descarte de lixo de forma adequada, evitando a proliferação do mosquito vetor da doença.

De forma preventiva, para os cães, existem os produtos repelentes do mosquito (coleira e sprays, por exemplo), bem com a vacina contra leishmaniose, que deve ser dada a partir dos quatro meses de idade, com reforço anual.

Dito isso, o cão não é um vilão. É mais uma vítima dessa doença tão terrível. Proteja seu cão!

Dr.Pet

– Endereço: R. Alfredo Sampaio, 284 – Pará, Itabira – MG
– Telefones de contato: (31) 3834-2035/(31) 98950-5517
– Redes sociais: Instagram e Facebook

cassino criptomoedas

Serviços relacionados