Como garantir que o bolo não sole e saia sempre fofinho
Confira as dicas de especialistas para não errar na hora de fazer o bolo
O principal medo de quem não está acostumado a fazer bolo é de que ele murche ou fique solado ainda durante o cozimento. Afinal, bolo bom mesmo é aquele que cresce bonito no forno e fica fofinho na hora de cortar.
O método é simples, mas alguns truques e pequenos detalhes podem fazer toda diferença para se obter o resultado desejado.
– Garanta que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente. Incluindo leite e ovos, que devem ser retirados da geladeira com antecedência.
– Antes de começar a separar os ingredientes, acenda o forno. Ele precisa estar na temperatura ideal por alguns minutos antes de seu bolo entrar.
– Respeite a receita. Alterá-la pode desequilibrar facilmente, o que refletirá na hora de assar.
– De preferência, incorpore a farinha na mão, batendo pouco, para que a massa não se torne elástica. Se for usar a batedeira, coloque na velocidade mais baixa e só pelo tempo suficiente para incorporar.
– Não adicione os ingredientes líquidos de uma só vez à massa. Vá intercalando com os secos aos poucos, para ajudar a incorporar melhor.
– O fermento deve ser o último item a entrar na massa. Caso contrário, ele começará a agir antes do tempo correto de cozimento.
– Respeite a quantidade de massa na forma. O ideal é ficar próximo dos 3/4 da capacidade. Deixe espaço para o bolo crescer.
– Centralize bem a fôrma no forno para ter uma distribuição igual de calor
– Uma vez colocada a fôrma no calor, jamais abra o forno antes dos primeiros 20 minutos. É derrota na certa.
– Deixe que o bolo asse por completo. Bolos médios e grandes ficam prontos normalmente em 35-45 minutos no forno médio (160-170 graus). É bom esperar esse tempo mínimo de 35 minutos para ver se já assou. Ele costuma descolar das paredes da forma natural. Mas sempre é possível fazer o teste do palito. Se ele sair limpinho após ser espetado na massa, pode retirar o bolo.