Capitão Marlon assume como subcomandante da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar, em João Monlevade
Com vasta experiência na Polícia Militar, oficial promete contribuir para fortalecer a segurança na região do Médio Piracicaba
Na última segunda-feira (6), o capitão Marlon Marçal Guimarães foi apresentado oficialmente como subcomandante da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), sediada em João Monlevade, na região do Médio Piracicaba. O oficial, natural da cidade de Alvarenga.
Carreira consolidada na PMMG
Capitão Marlon ingressou na corporação em 2006 como soldado do 11º Batalhão da PMMG em Manhuaçu. Após concluir o Curso de Formação de Oficiais, em 2014, foi designado como aspirante a oficial no 14º Batalhão da PMMG, em Ipatinga, onde consolidou sua carreira.
Entre 2015 e 2017, comandou o Pelotão Tático Móvel do 14º Batalhão, liderando operações de alta complexidade. Posteriormente, exerceu funções de destaque, como comandante de setor na 82ª Companhia da PMMG, coordenador de policiamento e responsável por eventos de grande porte.
Em 2020, foi designado para o Estado-Maior da 12ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, atuando na Seção de Compras e em projetos estratégicos, como a construção da nova sede do 58º Batalhão da PMMG, em Coronel Fabriciano, e o Estande de Tiro do 62º Batalhão da Polícia Militar, em Caratinga.
Formação acadêmica e atuação como docente
Além da sua formação prática, capitão Marlon possui ampla qualificação acadêmica. É graduado em Direito, pós-graduando em Direito Público e Direito Digital e Proteção de Dados, além de ser professor de Gestão Financeira, Logística e Orçamentária nos cursos de formação da PMMG.
Desafios e expectativas no novo cargo
Promovido a capitão em dezembro de 2024, o oficial assume como subcomandante da 17ª Companhia Independente com a responsabilidade de auxiliar na gestão das ações de segurança em dez municípios do Médio Piracicaba: Alvinópolis, Bela Vista de Minas, Dionísio, Dom Silvério, João Monlevade (cidade sede), Nova Era, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata, São José do Goiabal e Sem-Peixe.