Carlin Filho entra na disputa para deputado estadual com apoio de Aécio Neves
O deputado federal pelo PSDB esteve em Itabira na última terça-feira para participar do lançamento da pré-campanha do ex-vereador itabirano
Itabira tem mais uma pré-candidato a deputado estadual nas eleições 2022. Na noite da última terça-feira (26), Carlos Henrique Silva Filho “Carlin” se lançou como mais um postulante à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) — em um evento que contou a participação e apoio do seu pai, Carlos Henrique da Silva “Carlinhos Sacolão”, vereador em Itabira, e do deputado federal Aécio Neves, todos correligionários do PSDB.
Durante o lançamento da sua pré-campanha, Carlin Filho definiu a diversificação econômica de Itabira como uma das suas principais bandeiras políticas. Para ele, caso o município supere a dependência da mineração, como novas opções produtivas e de serviços, é possível avançar em outras pautas importantes, como saúde, segurança e educação.
“O que eu vou buscar mostrar no período da nossa campanha é esse resgate da diversificação econômica do nosso município. Vamos apresentar algumas condições que podemos criar para que tire um pouco da dependência da mineração em nossa cidade. Hoje temos uma vida útil [de exploração] da mina e que se não fizermos nada vamos amargar no futuro uma cidade que não tem nada a oferecer aos habitantes”, explica Carlin Filho.
Neste ano, a disputa por uma vaga na ALMG promete ser acirrada, já que o pleito também contará com o ex-prefeito João Izael Querino Coelho (PMN) e o deputado estadual Bernardo Mucida (PSB), que tentará a reeleição. Carlin Filho também comenta sobre esse cenário político. “Graças a Deus vivemos em um estado democrático de direito e [a minha candidatura] é mais uma opção de escolha e o povo terá a sua mentalidade para fazer a melhor escolha, é a satisfação da população que vai ditar a regra do jogo”, avalia.
Para enfrentar essa concorrência, o tucano contará com o apoio de Aécio Neves — político experiente que já passou pela ALMG, Câmara dos Deputados e Senado Federal. “Em outro momento estava no PSD e, naquele momento, o partido não deu muita condição para que eu lançasse essa pré-candidatura. Como eu já tinha essa relação com o Aécio, que tem nos ajudado bastante ao longo do seu mandato, ele deu esse suporte para estruturarmos a pré-campanha e, futuramente, a campanha [para deputado estadual]. Acredito que essa parceria tem muito a agregar para a cidade”, conta Carlin Filho.
+ Atual presidente da Câmara de Vereadores, Weverton Vetão, lança pré-candidatura a deputado federal
Parceria
Durante a solenidade de lançamento da pré-campanha de Carlin Filho, o deputado federal Aécio Neves fez um discurso garantindo apoio ao itabirano durante a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em seu pronunciamento, o tucano afirmou que o correligionário é um nome preparado para assumir um posto de representatividade estadual.
“Itabira tem uma possibilidade extraordinária de colocar um jovem talentoso e experiente pelas funções que já ocupou, mas corajoso e determinado para defender o interesse de vocês por ser um de vocês. Sai de Belo Horizonte para estar aqui pessoalmente para dizer que, entre tantos candidatos qualificados se apresentando para vocês, eu vejo ao meu lado Carlin Filho, um dos mais preparados para liderar uma transformação na nossa Assembleia Legislativa em defesa dos municípios e em defesa daqueles que mais precisam da ação do estado”, ressalta Aécio Neves.
Em conversa com a imprensa, Aécio Neves também comentou sobre o seu futuro político — se tentará a reeleição como deputado federal ou se buscará uma cadeira no Senado. “É uma decisão que tomarei na semana que vem, ao final do prazo da convenções [partidárias]. Eu tenho andado por Minas e, hoje [ontem], estou em Itabira, ao lado do companheiro Carlin Filho, mas tenho viajado por outras regiões do estado e tenho ouvido muitos apelos para que eu volte ao Senado. Há um sentimento em Minas de vacância, de ausência da ponderação, equilíbrio e da força política de Minas nas grandes questões nacionais”, argumenta.
“Algumas funções públicas têm uma dimensão que vão além do que a Constituição reza. Por exemplo, o cargo de governador de Minas Gerais está além do pagamento em dia das contas e dos salários dos servidores. Ele [governador] é um agente político e, hoje, isso falta em Minas para discutir as questões tributárias, os problemas sociais, o preço da gasolina… E o Senado, claro, me daria oportunidade de retomar um pouco desse espaço. Foi no Senado que eu construí, há seis anos, uma candidatura à presidência que por muito pouco não foi vencedora. Mas, ao mesmo tempo, eu me preparei para a disputa pela Câmara [dos Deputados], onde já fui presidente e líder por vários mandatos”, completa Aécio Neves.