Carnaval 2024: Itabira espera receber 20% a mais de foliões em relação ao ano passado

Prefeitura estima investir cerca de R$ 1,3 milhão no evento

Carnaval 2024: Itabira espera receber 20% a mais de foliões em relação ao ano passado
Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Se o carnaval do ano passado já foi considerado pela Prefeitura de Itabira um sucesso, em 2024 as expectativas são ainda melhores. Para este ano, o município espera receber pelo menos 20% a mais de foliões durante o período.

Como relatado pelo portal DeFato, a Prefeitura calculou ter recebido 40.000 foliões em 2023. Desta forma, a expectativa é receber pelo menos 8.000 pessoas a mais neste ano.

Em relação ao valor investido, Itabira estima gastar até R$ 1,3 milhão em todas as atividades, incluindo o concurso para rei e rainha, pré-carnaval, carnaval nos bairros, entre outros. Os números foram levantados tanto pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) quanto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Impacto

Embora a Prefeitura não saiba precisar qual a expectativa de arrecadação para o carnaval 2024, o crescimento do público pode impactar positivamente a grande cadeia econômica que envolve as festas. Um processo que envolve desde o trabalho dos vendedores ambulantes até a rede hoteleira da cidade.

“Os vendedores ambulantes, os coletivos e o setor gastronômico serão as principais fontes de arrecadação, além do trade turístico, como hotelaria, restaurantes e outros. Vale destacar também o transporte público, incluindo aplicativos, empresas de estética e vestuário”, destaca o município.

Para se adaptar às novas expectativas, houve mudanças importantes para o planejamento deste ano. “Comparado ao ano anterior, houve alterações significativas, como a mudança do local do evento para a Rua Irmãos D’Caux, a adição de um dia a mais de festa, a inclusão de cinco novos blocos, e a expansão do Carnaval de Rua para mais três bairros”, completa a Prefeitura.

Localizado na popular Praça da EEMZA, o espaço Balancê – que receberá a maioria das atividades – também ganhará uma atenção especial. A intenção, diz o Governo Municipal, é oferecer conforto e segurança a quem comparecer ao local.

“Planejamos estruturar todas as rotas por onde os blocos irão passar, disponibilizando banheiros químicos. No espaço Balancê, manteremos a qualidade da estrutura utilizada nos eventos anteriores da Prefeitura, visando proporcionar conforto e segurança aos participantes”.

Atenção que se justifica

Um trabalho complexo que não acontece por acaso. Para a Prefeitura de Itabira, o carnaval exerce papel importante, por exemplo, para o turismo, uma das vertentes econômicas do município.

“É fundamental consolidar o turismo cultural, destacando eventos culturais como o Carnaval, que faz parte da cultura brasileira e da tradição local em Itabira. Estamos resgatando e qualificando o evento de acordo com sua tradição e vocação, contribuindo para o calendário turístico e atraindo visitantes, especialmente durante o pré-carnaval”.

Ademais, diz o governo, a festa também atende à proposta de “descentralização” da cultura itabirana.

“O pré-carnaval e o Carnaval de Itabira consolidaram-se como uma receita bem-sucedida para fomentar a cena cultural local, destacando-se na região como a melhor proposta de descentralização cultural, impulsionando o desenvolvimento econômico e a geração de trabalho e renda. Para nós, itabiranos, é motivo de orgulho resgatar nossas tradições nesses momentos festivos”, finaliza.