Carnaval aquece o comércio itabirano; setor de bebidas projeta aumento de 8% no faturamento em Minas

Com a alta demanda, produtores locais se preparam com meses de antecedência para garantir o abastecimento

Carnaval aquece o comércio itabirano; setor de bebidas projeta aumento de 8% no faturamento em Minas
Foto: Carol Veloso – @carolmets

O Carnaval é um dos eventos mais aguardados do ano em todo o Brasil e, em Itabira, a movimentação comercial começa bem antes, com o pré-carnaval, impulsionando setores como moda, bebidas e adereços festivos. A reportagem do portal DeFato Online conversou com comerciantes que relataram um aumento expressivo nas vendas. Para a Embalagens Itabira, loja especializada em embalagens e fantasias, o período carnavalesco representa um pico nas vendas. Já para Raquel Mendonça, proprietária de uma loja de confecção própria de roupas e acessórios, uma festa bem estruturada na cidade, como o pré-carnaval, fortalece a economia criativa, ajudando muitos empreendedores locais.

Aumento na demanda por fantasias e acessórios

Entre os itens mais procurados pelos clientes da Embalagens Itabira estão máscaras, confetes, serpentinas, tinta para cabelo e fantasias de super-heróis e princesas. Comparado a 2024, o crescimento já é perceptível. “Comparando ao ano passado, aumentou sim, com mais eventos e principalmente ações nas escolas para as crianças, então isso tudo impulsionou as vendas”, explica Mariléia Amaro, que faz parte da equipe de vendas.

A expectativa é que, com a chegada oficial do Carnaval, os números continuem subindo. “No pré-carnaval, vendemos muitas fantasias e adereços. E no Carnaval, o movimento triplica”, conta Célia Aparecida, representante da loja.

Impacto na moda

Além das fantasias tradicionais, peças versáteis têm ganhado espaço entre os foliões. “Procuramos sempre criar e produzir peças que serão usáveis além da data do carnaval ou ressignificar peças que já fazem parte da nossa coleção, compondo com adereços e acessórios”, explica Raquel Mendonça, proprietária de uma loja de confecção própria de roupas e acessórios, a Raquel Mendonça Brand.

A estratégia de vendas inclui lançamentos exclusivos, parcerias com empreendedores locais e forte presença digital. “Todo ano criamos e desenvolvemos looks, adereços e acessórios autênticos, com personalidade e se diferenciam da grande maioria”, ressalta.

Foto: Divulgação - Raquel Mendonça Brand
Foto: Divulgação/Raquel Mendonça Brand

Setor de bebidas em Minas Gerais

Outro setor beneficiado pela festividade é o de bebidas. Segundo uma pesquisa feita pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), os mineiros pretendem gastar, em média, R$ 558,51 durante o Carnaval. 58,3% desse valor será destinado à compra de bebidas, 28,3% a acessórios carnavalescos e 10% a fantasias.

A expectativa para o setor é de um aumento médio de 8% no faturamento, conforme aponta o Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas-MG). O crescimento estimado é de 8% para destilados, 12% para cervejas e 26% para bebidas alcoólicas mistas (RTDs). Com a alta demanda, produtores locais se preparam com meses de antecedência para garantir o abastecimento.

Pré-Carnaval em Itabira - Foto: Gustavo Linhares/DeFato
Pré-Carnaval em Itabira – Foto: Gustavo Linhares/DeFato