Carretas que aguardam acesso à mina da ArcelorMittal têm causado risco na Estrada do Forninho; entenda

A Polícia Militar Rodoviária informou à DeFato que já identificou pelo menos 11 empresas responsáveis pelas carretas

Carretas que aguardam acesso à mina da ArcelorMittal têm causado risco na Estrada do Forninho; entenda
Foto: Reprodução

Motoristas que trafegam pela LMG-779, a ”Estrada do Forninho”, em João Monlevade, vem se queixando da enorme quantidade de carretas que ficam estacionadas às margens da via, aguardando acesso à Mina do Andrade, da empresa ArcelorMittal. Imagens enviadas à DeFato mostram o grande volume de veículos pesados parados, obrigando que outros motoristas sigam pela contramão, causando enormes riscos de acidentes. 

Preocupado com a situação, principalmente nos dias de chuva, um leitor enviou o relato à DeFato, afirmando que as carretas são de diversas empresas e ficam paradas nos dois sentidos da estrada, causando riscos tanto para quem segue à João Monlevade, quanto para aqueles que vêm à Itabira. 

Confira as imagens

A Polícia Militar Rodoviária informou à DeFato que já identificou pelo menos 11 empresas responsáveis pelas carretas e que também já procurou a Arcelor Mittal para tratar sobre o tema. A situação foi repassada ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER), através de ofício. 

‘‘Foram feitas várias fotos no local e nós também vamos oficiar as empresas para evitar essa situação, uma vez que não é permitido pela legislação vigente (…) Iniciaremos também a fiscalização dos veículos no local, e caso a situação persista, serão tomadas as providências’’, como a lavratura do auto de infração e a retirada dos veículos, informou o Sgt Guilherme. 

A reportagem da DeFato também procurou a ArcelorMittal para obter um posicionamento acerca do problema. Em nota, a empresa afirmou que está implementando medidas para solucionar a questão.

”A empresa concluiu, no mês de setembro, a ampliação da área de expedição, na entrada da unidade, para recepção de um número maior de caminhões e outros veículos. A empresa esclarece, ainda, que está em constante atuação junto às transportadoras com a intenção de ajustar os horários de chegada e saída dos veículos de carga, mitigando a concentração de veículos em horários específicos. Os motoristas também são orientados a se deslocar para o local somente no horário acertado. A ArcelorMittal reafirma seu compromisso com a segurança da comunidade e de seus empregados”, conclui a nota.