Cavaleiros encerram cavalgada em Ipoema com programação festiva e shows musicais
Última etapa da Festa do Tropeiro reúne comitivas e moradores para celebração da cultura tropeira

Os cavaleiros que participam da 4ª edição do Festival da Cultura Tropeira chegaram neste sábado (10) ao Campo do Aliança, em Ipoema, distrito de Itabira, concluindo os 70km de cavalgada iniciada na sexta-feira (9). A jornada celebrou também os 22 anos do Museu do Tropeiro.
O encerramento da cavalgada marca o início da programação festiva, que conta com cortejo pelas ruas de Ipoema às 16h, seguido de bênção solene às 17h em frente ao museu. A noite será encerrada com shows de Lara Drummond, às 21h, e Bruna Viola, às 23h. Marcelo Amaro, um dos cavaleiros que completou o trajeto falou sobre a expectativa para as comemorações.
“Viemos em grupo de amigos, nós demoramos duas horas e meia, paramos no caminho para descansar. Agora vamos ficar direto para a festa, estou animado demais para o show”, contou.
A festa do tropeiro é uma tradição na cidade passada de gerações. A ipoemense Viviane Lage, neta de tropeiro, destacou o orgulho de participar da festa.
“Sempre que posso estou participando, fui em todas as edições. Fazer esse trajeto é muito tranquilo e organizado, vale a pena. Para quem está acostumado é uma terapia”, afirmou.
A comitiva passou por quatro municípios: Santa Bárbara, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo e Itabira. Para o prefeito de Barão, Geraldo Abade, a festa é símbolo de união entre os municípios da região.
“É uma festa histórica e cultural, é tradição aqui pra nossa região. A perspectiva é, cada vez mais, integrar Barão na festa. O povo, os empreendedores, as pessoas que participam, estão muito entusiasmados, querendo participar.”
O prefeito de Santa Bárbara, Alcemir Moreira, também destacou a importância da valorização histórica e destacou momentos importantes que ocorreram na principal praça de Santa Bárbara, local de partida das tropas.
“A história do tropeirismo é muito rica. Foi bem na esquina do Hotel Quadrado, onde desembarcou o primeiro carro dessa região e foi levado com os tropeiros num carro de boi até Itabira. A gente precisa difundir isso cada vez mais para que nunca perca a importância da história.”
Confira as fotos dos tropeiros entre Bom Jesus do Amparo e Ipoema abaixo.