Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo comemora 15 anos
O marco da cidade comemora aniversário com literatura, teatro e cultura
São Gonçalo do Rio Abaixo comemora os 15 anos do Centro Cultural, completos nessa quarta-feira (27). A programação, que começou no sábado, contou com o lançamento da segunda edição do livro “Trilhas de Lembranças”, coletânea de textos publicados em jornais da região pela escritora, Miriam Stella Blonski, cujo conteúdo faz um passeio pela história da cidade.
Em seguida, a Estandarte Cia. de Teatro apresentou a peça: Causos de Brasêro. A atração é um espetáculo cênico-musical onde os mais belos e divertidos causos são contados por um típico mineiro, orgulhoso de ser nascido e criado entre as montanhas. O ator e diretor Marcelino Ramos, intérprete do personagem central da peça, brinca que todo o brasileiro adora ouvir e contar causos, mas os mineiros, em exceção à regra, são viciados.
A Estandarte Cia. de Teatro atua desde 2005 no cenário cultural e tem como fonte de inspiração e pesquisa as manifestações artísticas de rua como o teatro mambembe, a música e as formas populares de comunicação e expressão. O grupo vem se apresentando e produzindo eventos e espetáculos por todo o Brasil.
Já nesta quinta-feira (28), acontece o lançamento do documentário “(Re) Canto Sagrado das Águas”, do grupo Lavadeiras da Prainha, às 19h, no Centro Cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo.
O projeto tem origem através da aprovação do edital – Reconhecer – da Vale, aprovado em 2019 e executado através da Associação Bem Viver da Terceira Idade (Abevit) em parceria com a prefeitura.
No documentário são relatadas histórias da cidade, manifestações culturais e causos que marcam a ancestralidade dessas mulheres simples e guerreiras que enriquecem a história de São Gonçalo do Rio Abaixo.