Certificados do projeto Cabeça Feita são entregues a estudantes

Cerimônia de formatura dos cursos profissionalizantes aconteceu ontem (5)

Certificados do projeto Cabeça Feita são entregues a estudantes
O projeto fez a cabeça de mais de 170 estudantes ontem (5). Foto: Mariana Ribeiro/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


Nesta terça-feira (5), foi celebrada a formatura do segundo semestre do Projeto Cabeça Feita. A cerimônia aconteceu às 18h30 na Aposvale em Itabira.

Mais de 170 alunos dos bairros Fênix, Jardim das Oliveiras, Gabiroba, Santa Marta e Major Lage receberam seus certificados de conclusão dos cursos de tranças, pintura, crochê, design de sobrancelha, manicure, salgados e doces, penteado, barbeiro e mecânica.

A formanda em tranças Claudia dos Santos Simões começou a trançar os cabelos das filhas e agora aprendeu novas técnicas com a professora Jaqueline: “Nagô, com fita, com fio, jumbo… Desde um cabelo mais crespo até o mais liso”, conta a moradora do bairro Chapada.

Lidiane Rosa Barcelos procurou o curso de mecânica ministrado pelo professor Sidney Oliveira para entender o funcionamento do seu próprio automóvel e passou a se interessar mais pelos conhecimentos: “Hoje, eu não olho mais para o meu carro da mesma forma. Hoje, eu entendi onde ele estragou e consigo consertar graças ao curso e ao nosso professor paciente”. 

Os formandos em mecânica Victor e Lidiane. Foto: Mariana Ribeiro/DeFato Online

Os formandos Pedro Lucas Silva e Victor Matheus Alves já trabalhavam na área e tiveram seus conhecimentos expandidos: “Vida nova! Porque me deu uma proporção a mais de conhecimento. Então, eu gostei muito de fazer parte”, comemora Victor.

Para além da técnica

Claudia estava acompanhada de sua xará Claudia Mara Melandes e ambas confirmaram que o Cabeça Feita também lhes ensinaram alguns valores. As Claudias contaram que puderem aprender um pouco mais sobre sororidade: “Uma trancista não é rival da outra. Em Itabira, se consegue isso. Tem um grupo de trancistas e, se uma não pode naquele dia, pergunta quem pode e a pessoa vai lá”

“O saber não ocupa espaço e uma não ocupa o lugar da outra. Tem lugar para todo mundo”, afirmou Claudia Simões

Cabeças Feitas

As Claudias – Simões à esquerda e Melandes à direita – com o vereador Sidney do Salão

O Projeto Cabeça Feita foi idealizado e fundado pelo vereador Sidney do Salão (PTB) com o objetivo de oferecer capacitação profissional à população itabirana. Os cursos oferecidos abrangem diversas áreas, proporcionando aos alunos a oportunidade de adquirir novas habilidades e ingressar no mercado de trabalho.

Sidney do Salão expressou sua alegria ao alcançar esse momento importante. “É motivo de muita alegria chegar a este dia com tantos alunos agora equipados com uma profissão. O Projeto Cabeça Feita visa não apenas oferecer cursos, mas também transformar vidas e abrir portas para um futuro mais promissor”, afirmou o vereador.