Cesgra prepara alunos de São Gonçalo para Olimpíada de Matemática
A primeira prova da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas acontecerá em junho.
O Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo (Cesgra) iniciou a preparação dos estudantes para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), cuja primeira prova está marcada para dia 7 de junho.
Para dar início à preparação, os estudantes participaram de um momento de conversa com os Professores de Matemática e a Coordenação Pedagógica sobre a Olimpíada.
Em sala de aula, os professores desenvolvem, semanalmente, o “Momento Obmep”, no qual os alunos são desafiados a resolver problemas matemáticos e a interagir entre pares.
A proposta contempla o trabalho individual para compreensão do problema e elaboração de estratégia pelo aluno, trabalho em pequenos grupos para compartilhar as resoluções pensadas e momento coletivo, durante a correção, em que acontece a socialização e debate das aprendizagens dos grupos, promovendo um intercâmbio de ideias.
Os professores acreditam que o trabalho com a Olimpíada estimula o estudo significativo da matemática e favorece o desenvolvimento do pensamento matemático.
Sobre a Obmep
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação– MCTI.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:
- Estimular e promover o estudo da Matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. Alunos são desafiados a resolver problemas matemáticos em preparação para a disputa.