Chef ensina dicas essenciais para preparar uma feijoada deliciosa
O que nunca pode faltar no acompanhamento da feijoada é a famosa couve refogada
A feijoada é um prato típico brasileiro e muito saboroso. Sua preparação, porém, exige cuidados especiais. Exagerar no sal ou em outros ingredientes é um erro comum para quem tentou preparar a feijoada pela primeira vez. Pensando nisso, o Chef Leonardo Carvalho, da Unilever, separou algumas dicas para você não errar e ainda deixar o prato delicioso. Aprenda com a receita completa!
– Como ingrediente principal, o feijão merece atenção redobrada. Se o feijão preto não estiver novo, ele deixará o seu caldo opaco. Portanto, escolha um grão que tenha tamanho médio e esteja bem brilhante;
– Para evitar que o seu prato fique muito salgado, coloque três ou quatro batatas cruas descascadas. Elas ajudam a absorver o excesso de sal. Quando a feijoada estiver pronta, retire as batatas da panela;
– É comum que a feijoada tenha muito caldo. Para evitar, procure colocar dois litros de água para cada quilo de feijão;
– Todos os ingredientes devem ser dessalgados na véspera por pelo menos 12 horas, trocando-se a água quatro vezes nesse período.
– Você pode substituir os ingredientes da sua feijoada. Experimente, por exemplo, colocar língua de porco salgada ou defumada, rabo de porco salgado e joelho de porco salgado ou defumado;
– Um excelente diferencial para sua receita é perfuma-la com louro a gosto. Além de dar sabor e aroma ao prato, vai ajudar na digestão;
– Experimente preparar um molho com pimenta para acompanhar a feijoada: retire 2 xícaras (chá) do caldo do cozimento e passe por uma peneira. Deixe esfriar e junte molho de pimenta a gosto e cheiro-verde picado. Sirva em seguida;
– O que nunca pode faltar no acompanhamento da feijoada é a famosa couve refogada.
Receita
Rendimento: 10 pessoas
Tempo de pré-preparo: 11 horas
Tempo de preparo: 2 horas
Tempo total: 13 horas.
Ingredientes
- 1 orelha de porco cortada em pedaços pequenos
- 2 pés de porco cortados em pedaços pequenos
- Meio quilo de carne-seca cortada em pedaços pequenos
- Meio quilo de costelinha de porco cortada em pedaços pequenos
- Meio quilo de feijão-preto
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 300 gramas de linguiça calabresa defumada cortada em rodelas grossas
- 300 gramas de paio cortado em rodelas grossas
- 400 gramas de lombo de porco cortado em cubos
- 1 laranja média sem casca
- 2 cubos de caldo de bacon ARISCO
- 2 litros de água fervente
Modo de preparo
- Na véspera, em uma tigela, coloque a orelha e os pés de porco e cubra-os com água fria. Troque a água 4 vezes durante esse tempo.
- Em outra tigela, coloque a carne seca e a costelinha de porco e cubra-as com água fria para dessalgar. Troque a água 4 vezes.
- No dia seguinte, coloque o feijão em uma tigela, cubra com água e reserve por 1 hora.
- Escorra a orelha e o pé de porco e coloque-os em uma panela de pressão cobertos com água fria. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos, contados a partir do início da pressão. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Escorra e reserve.
- Escorra a carne seca e a costelinha e coloque-as na panela de pressão cobertas com água fria. Tampe e cozinhe por 15 minutos contados a partir do início da pressão. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Escorra as carnes e reserve.
- Na mesma panela, aqueça o óleo e doure a cebola. Junte a linguiça, o paio, o lombo e refogue por mais 3 minutos. Junte o feijão escorrido, as carnes pré-cozidas reservadas e a laranja.
- Acrescente os cubos de caldo de bacon ARISCO e água fervente. Tampe e cozinhe por 15 minutos, contados a partir do início da pressão.
- Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Retire a laranja e leve novamente ao fogo. Cozinhe em fogo baixo, com a panela parcialmente tampada (sem a pressão), por mais 30 minutos ou até engrossar o caldo e os ingredientes estarem cozidos.
- Passe para uma travessa e sirva em seguida.