China promete intensificar supervisão do mercado de minério de ferro após salto nos preços

Reguladores pediram às empresas que não exagerem nos aumentos de preços ou façam estoques de minério

China promete intensificar supervisão do mercado de minério de ferro após salto nos preços
Foto: Reprodução

Órgãos regulatórios na China prometeram intensificar a supervisão do mercado de minério de ferro local e alertaram operadores a não especular ou impulsionar os preços da commodity, segundo comunicado conjunto divulgado nesta quinta-feira (23). O anúncio veio após recentes saltos nos preços do minério.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), principal órgão de planejamento chinês, afirmou que os reguladores se reuniram com alguns operadores de minério de ferro e empresas do mercado de futuros.

Reguladores pediram às empresas que não exagerem nos aumentos de preços ou façam estoques de minério. Elas também foram orientadas a não fazer movimentos especulativos ou manipular o mercado futuro, de acordo com o comunicado. Não há detalhes sobre as empresas que participaram da reunião.

Ainda segundo o comunicado, a CNDR e outros reguladores — a Administração Estatal de Regulamentação do Mercado e a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China — irão acompanhar o mercado de perto e reprimir eventuais violações.

Após o comunicado, o contrato futuro de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Commodities de Dalian passou a cair e, por volta das 2h55 (de Brasília), era negociado a 970 yuans (US$ 135,56), com queda de 1,5%.

* Com Estadão Conteúdo e Dow Jones Newswires.