Em Angra dos Reis, mais de 300 pessoas ficam desalojadas após chuva
Chuvas causam alagamentos em Angra dos Reis, no RJ; Prefeitura anuncia medidas de emergência
As chuvas deixaram pelo menos 346 pessoas desalojadas no município de Angra dos Reis, no litoral sul fluminense. A prefeitura decretou situação de emergência neste sábado (5), depois que o volume de precipitação atingiu 324 milímetros (324 litros por metro quadrado) em 24 horas.
O temporal provocou deslizamentos, alagamentos e transbordamentos de rios. Em 46 bairros da cidade, houve o toque de sirenes de alerta. As autoridades locais identificaram danos em vários pontos do município e serviços de saúde não emergenciais foram suspensos. A Prefeitura abriu 36 pontos de apoio, inclusive quatro abrigos.
Outras cidades
As chuvas também provocaram impacto em outros municípios como a capital fluminense e Belford Roxo, onde registrou-se alguns deslizamentos e desabamentos, mas sem vítimas. Em Teresópolis, oito pessoas tiveram que deixar suas casas. Em Petrópolis, 60 pessoas buscaram pontos de apoio.
Trechos de rodovias federais foram interditadas, como a BR-101 (Rio-Santos) e a BR-040 (Washington Luís) e BR-116 (Rio-Teresópolis) devido às chuvas. Em alguns dos trechos, o trânsito agora segue sem bloqueios.
“A gente continua em estágio total de atenção e pedimos que a população do Rio de Janeiro continue em atenção total, respeitando as sirenes e aos avisos das defesas civis municipais e estadual”, afirmou o governador fluminense, Claudio Castro.
O governador alertou para pancadas de chuva no início da manhã de domingo (6) e afirmou que o estado se manterá em atenção até o fim do dia.
Com informações da Agência Brasil