Chuvas: Ministério Público notifica quatro cidades da região
Catas Altas, Santa Bárbara e São Gonçalo devem prestar contas sobre desabrigados. Já em João Monlevade, ação é decorrente de denúncia envolvendo postagem
As chuvas que caíram sobre a região do Médio Piracicaba no último final de semana resultaram em estragos, enchentes e ainda, notificações do Ministério Público a quatro cidades. A Promotoria em Santa Bárbara notificou o prefeito Leres Braga (PHS) e ainda os prefeitos de Catas Altas, José Alves Parreira (PSDB); e Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT), de São Gonçalo do Rio Abaixo. Já em João Monlevade, a prefeita Simone Carvalho Moreira (PSDB) foi notificada a partir de uma denúncia popular ao Ministério Público.
Nas três primeiras cidades, o Ministério Público quer informações detalhadas sobre as ações tomadas pelos respectivos prefeitos no que diz respeito aos danos causados pelas chuvas, bem como atendimento à população. As notificações foram feitas dia 29 de janeiro e foi dado prazo de 48 horas para manifestações.
João Monlevade
Em João Monlevade, o caso envolve uma postagem em rede social, na página da Prefeitura. Conforme denúncia feita pela integrante provisória da comissão do PSL no município, Tayra Delfino Marques, o Executivo estaria utilizando das doações feitas por populares para se promover. Na referida postagem, feita dia 28 de janeiro, há os dizeres “Prefeitura está entregando cestas básicas, colchões e materiais de limpeza para famílias agestadas pelas chuvas e enchentes”.
Para a denunciante, não é deixado claro que as doações são de populares. Assim, o Ministério Público notificou a prefeita a prestar esclarecimento no prazo de 15 dias. À reportagem da DeFato, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura esclareceu que não vislumbra qualquer irregularidade na postagem.