CISCEL inaugura Casa de Apoio em Itabira para promover conforto aos usuários dos municípios associados

A casa oferecerá acomodação noturna para até 36 pessoas, ao longo da semana, em Itabira

CISCEL inaugura Casa de Apoio em Itabira para promover conforto aos usuários dos municípios associados
Foto: Jardel Mendes/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Na manhã desta quarta-feira (27), foi entregue a Casa de Apoio pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste – Ciscel a municípios associados. Autoridades representantes de doze cidades participaram da solenidade. O imóvel está localizado na avenida France de Paula Andrade, 76, Vila Paciência, em Itabira.

A nova estrutura possui pavimentos com capacidade para receber cerca de 100 pessoas diariamente, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes e acompanhantes durante a espera por atendimento médico. Além disso, a Casa de Apoio oferece acomodação noturna para até 36 pessoas com consultas adicionais ao longo da semana.

Foto: Jardel Mendes/DeFato

A Casa de Apoio foi idealizada no final da gestão de Reinaldo das Dores Santos (PSD), presidente do Ciscel e prefeito de Santa Maria de Itabira. A novidade começará a funcionar em 5 de janeiro de 2025, quando a prefeita Cleidileny Chaves (PRD), de Itambé do Mato do Mato Dentro, assumirá a presidência da instituição intermunicipal.

O Ciscel tem como objetivo fornecer serviços de atenção especializada e exames para a população de 12 municípios consorciados: Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Ferros, Itabira, Itambé, Morro do Pilar, Passabém, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Gonçalo do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto.

Foto: Jardel Mendes/DeFato

Reinaldo das Dores Santos, presidente do Ciscel e prefeito de Santa Maria de Itabira, destacou a importância da iniciativa. “Na verdade, isso vai atender às pessoas que vão fazer o tratamento através do Ciscel. As prefeituras, pessoas que têm convênio com o Hospital Nacional das Dores e realizam um tratamento na instituição, ou qualquer lugar onde temos convênio. Quando o paciente terminar a consulta, ele tem um local para ficar com conforto, ao invés de esperar em lugares públicos, ” explica Santos.

Foto: Jardel Mendes/DeFato

O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) falou sobre a relevância da Casa de Apoio. “É fundamental para o atendimento dessa população que está em tratamento de saúde. Itabira caminha para ser um macro polo de saúde. Em breve, nós estaremos inaugurando, no Hospital Nossa Senhora das Dores, uma central de radioterapia, um centro de radioterapia, completando a oncologia. Isso significa que pacientes que iam tratar em Belo Horizonte vão poder ficar tratando, vão poder tratar de câncer em Itabira. A ideia é que de Caeté para baixo, todos esses municípios vão ser atendidos em Itabira. Então, é uma responsabilidade muito grande. Essa Casa de Apoio é um ponto já importante para esse movimento de aumento e de qualificação de excelência no atendimento de saúde pública”, reconhece Lage

O secretário-executivo do CISCEL, Maurício Mendes, ressalta a importância do investimento no imóvel da Casa de Apoio, que foi adquirido pelo Consórcio. “Para todos nós, que compomos o grupo do Ciscel, é um prazer o atendimentos a esses pacientes que vêm, muitos deles de lugares distantes, saem de madrugadas e retornam novamente para suas casas à noite. Muitos desses ficavam nas ruas. Vou até dizer ficavam porque, a partir de agora, com a Casa de Apoio, eles terão onde pernoitar tendo refeições. ”

Galeria de Fotos