Clássico entre Cruzeiro e América termina em empate
Clássico entre Cruzeiro e América pela primeira partida da semifinal do Campeonato Mineiro terminou em empate por 1 a 1, no Mineirão
O primeiro confronto da semifinal do Campeonato Mineiro entre Cruzeiro e América terminou em empate por 1 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte. Os gols do clássico foram marcados por Gabigol, para o Cruzeiro, e Barros, para o América. As duas equipes voltam a se enfrentar na semana que vem, definindo a vaga para grande final de 2025.
Com o resultado, cada equipe depende de uma simples vitória para avançar de fase. O jogo da volta acontecerá no estádio Independência, casa do América. A Federação Mineira de Futebol, contudo, ainda não definiu a sua data. Na outra semifinal, o Atlético venceu o Tombense com dois gols do atacante Hulk.
Esta foi a segunda partida do Cruzeiro sob o comando de Leonardo Jardim, treinador português contratado pela diretoria para substituir Fernando Diniz, demitido em janeiro. Nos dois jogos, porém, a equipe teve desempenho negativo, perdeu para o Democratas de Governador Valadares e, hoje, cedeu o empate para o América.
O jogo
Desde o início da partida, o Cruzeiro apostou na estratégia de pressionar o saída de bola do América. Porém, mesmo quando conseguia recuperar a posse de bola, a perdia por conta de passes errados.
Durante o primeiro tempo, o América anotou um número maior de chutes totais, contudo não teve um bom rendimento. Assim, o ataque americano não causou prejuízo ao goleiro Cássio. A pressão cruzeirense, ao contrário, teve como resultado um pênalti marcado a seu favor. Matheus Pereira foi quem sofreu a falta. Aos 41 minutos, enfim, Gabriel Barbosa, o Gabigol, marcou o primeiro gol da partida.
A vantagem cruzeirense poderia ter aumentado, se o chute de Matheus Henrique não tivesse acertado a trave do goleiro Matheus Mendes. Com o resultado a seu favor, o Cruzeiro dominava o clássico, mas não foi o suficiente para controlar o ímpeto do rival.
Aos 31 minutos do segundo tempo, portanto, o América chegou ao empate. Barros chutou e a bola, rasteira, desviou na defesa adversária e confundiu o goleiro Cássio. Clássico com placar de 1 a 1 no Mineirão. Dali até o final da partida, embora as duas equipes tenham se esforçado para isso, o resultado não se alterou.
As estatísticas do confronto apontam para um equilíbrio entre Cruzeiro e América. Isso se mostra tanto no número de chutes (11 x 12), com melhor desempenho do Cruzeiro em chutes a gol (5 x 2). Ambas as equipes apostaram em cruzamentos para furar a defesa adversária em busca de um gol (21 x 23).
Contudo, a equipe do América foi mais agressiva e faltosa, cometendo 19 infrações (contra 7 dos rivais) e recebendo um total de cinco cartões amarelos, contra um do adversário.