Cleidileny Chaves, prefeita de Itambé, é empossada como nova presidente do Ciscel
Marco Antônio Lage, prefeito de Itabira, e o prefeito de Santa Maria de Itabira, André Lúcio Torres, assumiram o conselho fiscal da entidade, junto com o prefeito de Barão de Cocais, Geraldo Abade das Dores
A prefeita de Itambé do Mato Dentro, Cleidileny Aparecida Chaves (PP), foi empossada como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Leste (Ciscel) na manhã de ontem (21), em cerimônia realizada no auditório da CDL Itabira. Durante os próximos dois anos, ela assumirá a presidência da associação juntamente com Alcemir Moreira (Cidadania), prefeito de Santa Bárbara, que ocupará a vice-presidência. A nova presidente substitui Reinaldo das Dores dos Santos, ex-prefeito de Santa Maria de Itabira.
A posse contou com a presença de prefeitos e vereadores da região, representantes de empresas do setor de saúde, o deputado estadual Pinheirinho (PP) e um representante do também deputado estadual, Doorgal Andrada (PRD). O prefeito de Itabira, Marco Lage, não pôde estar presente na solenidade e enviou seu vice, Marco Antônio Gomes (PRD) como representante.
Durante o evento, também foram empossados outros membros da nova diretoria do Ciscel. Marco Antônio Lage e o prefeito de Santa Maria de Itabira, André Lúcio Torres, assumiram o conselho fiscal da entidade, junto com o prefeito de Barão de Cocais, Geraldo Abade das Dores. Todos os cargos haviam sido definidos na Assembleia Geral ordinária, realizada em 27 de novembro de 2024.
Ao assumir a liderança do consórcio, Cleidileny frisou que pretende trabalhar em parceria com os demais 11 prefeitos dos municípios que compõem o Ciscel, aumentando os serviços oferecidos pelo consórcio e descentralizando as consultas médicas especializadas.
“Ao invés de trazer os pacientes aqui [em Itabira], podemos levar o profissional para atender em outras cidades. Tem municípios onde o paciente anda 100 km para um atendimento oftalmológico, por um atendimento de cardiologista, um simples ultrassom”, disse a nova presidente da entidade.
O consórcio
O Ciscel é formado por 12 municípios, que juntos possuem uma população estimada de 230.175 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Itabira, com 117.747 moradores, é o município mais populoso e sede do consórcio. Já o menor é São Sebastião do Rio Preto, com 1.248 habitantes. Itambé do Mato Dentro, liderado por Cleidileny, ocupa o 9º lugar, com 2.175 habitantes.
Junto às consultas especializadas, o consórcio também oferece cirurgias eletivas e oftalmológicas, remoção de pacientes com UTI móvel e ambulância básica, além de atendimentos odontológicos e exames complementares.
A entidade tem orçamento anual estimado em R$2,5 milhões e possui um convênio de R$350 mil com a Prefeitura de Itabira para atendimentos no Centro Estadual de Atenção Especial (Ceae).