COI notifica o Brasil depois de mensagem cristã de Raíssa Leal

Atleta difundiu mensagem bíblica por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

COI notifica o Brasil depois de mensagem cristã de Raíssa Leal
Foto: Reprodução/Redes sociais

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), foi notificado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por causa da mensagem cristã, em Libras, feita pela atleta brasileira do skate, Raíssa Leal, quando de sua apresentação no último domingo (18), nas Olimpíadas de Paris.

Por meio dos sinais em Libras, Raíssa declarou que “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”, em referência a um trecho do Evangelho de João.

A regra 50 do COI proíbe manifestações políticas e religiosas durante cerimônias de abertura e encerramentos, além de competições, pódios e na Vila Olímpica.

No entanto, a repercussão da atitude da skatista foi positiva nas redes sociais em vários países. Internautas viram no gesto um contraponto à cerimônia de abertura, que zombou da fé cristã.

Ao jornal O Estado de São Paulo, o COI observou que esteve em contato com o Comitê Olímpico do Brasil e “lembrou a eles das Diretrizes de Expressão do Atleta”.

Apesar de ferir a regra da competição, a atleta não deve ser punida, cabendo somente a notificação ao comitê brasileiro.

Desde 2023, o Ministério dos Esportes da França proíbe demonstrações religiosas ou políticas no esporte, o que impediu que alguns atletas utilizassem do Hijab (véu islâmico) em competições.

A regra do COI visa manter a laicidade do evento e garantir a imparcialidade religiosa. Raíssa conseguiu a medalha de bronze na competição, tornando-se a atleta mais jovem a conquistar medalhas em duas edições diferentes dos Jogos Olímpicos.

Apesar dessa regra do COI, fica a estranheza da encenação da Santa Ceia (símbolo da religiosidade Cristã) com elementos de diversos gêneros humanos.