Colômbia tem eleições para o Congresso e define candidatos à presidência

Segundo autoridades colombianas, há 1.250 postos de votação pelo país e a apuração deve começar às 16h (hora local)

Os colombianos votam, neste domingo (13), para renovar o Congresso e definir os candidatos presidenciais de três coalizões políticas, em eleições consideradas cruciais para a disputa pela presidência e a governabilidade do próximo líder. Segundo autoridades, há 1.250 postos de votação pelo país e a apuração deve começar às 16h (hora local).

Os colombianos devem eleger 108 senadores e 187 representantes da Câmara de Deputados. Dez destes últimos postos serão para o partido Comunes, criado por ex-guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que firmaram um acordo de paz em 2016 com o Estado colombiano.

Outras 16 vagas serão pela primeira vez destinadas a representantes da vítimas do conflito interno. Duas outras vagas serão para o candidato à presidência e à vice-presidência que ocupem o segundo lugar nas eleições presidenciais.

Três correntes políticas realizarão prévias, para decidir seus candidatos à presidência. À direita está Equipo por Colombia, à esquerda Pacto Histórico e ao centro, Coalición de la Esperanza. Na coalizão de esquerda está o ex-senador Gustavo Petro, que lidera a disputa geral nas pesquisas.

O primeiro turno presidencial da Colômbia ocorre em 29 de maio. Caso seja necessário o segundo turno será duas semanas depois, com os dois candidatos mais bem votados.

* Com Estadão Conteúdo.