Com 12 casos suspeitos de coronavírus, Conceição implanta barreiras sanitárias
A medida entrou em vigor nesta terça-feira (24)
Depois de ordenar, por meio de decreto municipal, o fechamento dos bares e o cancelamento de eventos, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro deu início a implantação de barreiras sanitárias nos quatro acessos de entrada da cidade. A ação envolve profissionais da saúde pública em parceira com a Defesa Civil, Polícia Militar e demais agentes à serviço do serviço público. A medida entrou em vigor nesta terça-feira (24)
As barreiras vão funcionar 24h por dia, filtrando os acessos da cidade. Com isso, objetivo é reduzir o fluxo de pessoas e realizar uma triagem sanitária com todos que entram em Conceição. Além disso, os profissionais da saúde do município estão aplicando um questionário no motorista e passageiros que estão passando pela barreira. O questionários busca investigar os motivos pelos quais estão vindo à cidade e se eles apresentam sintomas da Covid-19. No período da noite, os questionários continuam sendo aplicados normalmente.
“Dessa forma, todos que entram na cidade passam por um monitoramento, tendo seus nomes e dados dos veículos anotados. Em caso de sintomas do Covid-19, como febre ou sinais de gripe (tosse ou coriza), o cidadão receberá monitoramento da equipe da saúde. Aqueles que não apresentam sinais da doença estão sendo orientados a cumprir quarentena, ou seja, isolamento domiciliar”, informou a Prefeitura.
A Polícia Militar está realizando rondas pela cidade. Em caso de descumprimento das medidas o cidadão será notificado.
Condira algumas dúvidas esclarecidas pelo município:
– Moradores da área rural (distritos e povoados) também pertencem ao município de Conceição do Mato Dentro, ou seja, podem vir até a sede da cidade caso necessitem de serviços essenciais;
– Quanto ao trânsito de trabalhadores de empresas privadas, caso trabalhem dentro do limite territorial de Conceição do Mato Dentro, podem se deslocar até o trabalho e retornarem para suas casas. No entanto, se saírem da cidade nos finais de semana, a orientação é não retornar;
– Quanto ao transporte em ônibus, o decreto determina que apenas 50% da capacidade de pessoas sentadas deverá ser admitida, considerando ainda todas as janelas abertas e as regras da saúde em prevenção ao contágio e contenção da propagação de infecção viral relativa ao Covid-19;
– Quanto à aglomeração nos pontos de ônibus, as pessoas deverão seguir as mesmas orientações da vigilância em saúde, ou seja, manter distância de 2m com relação a outras pessoas, além de higienizarem as mãos e não tocarem olhos, nariz e boca. Isso vale também para os ambientes de trabalho.
Dessa foma, de acordo com o último boletim emitido pela a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, às 18h de ontem, o município possui, até o momento, 12 casos suspeitos de infecção humana pelo coronavírus (COVID-19), sendo que 10 estão em isolamento domiciliar e um em internação no Hospital Imaculada Conceição, apresentando quadro clínico estável.