Com 2500 atingidos, Santa Maria ainda luta para se recuperar da tragédia
Mais de 700 pessoas ainda se encontram desalojadas, em casas de parentes ou amigos
Próximo de completar um mês do temporal que atingiu Santa Maria de Itabira, em 21 de fevereiro, já contabiliza 2500 pessoas atingidas, cerca de um quarto da população. A enchente, sem precedente histórico, e os deslizamentos, provocaram seis mortes. Mantidos pela Prefeitura em três locais no centro da município, os desabrigados somam 103 pessoas. E mais de 700 pessoas ainda se encontram desalojadas, em casas de parentes ou amigos.
No intuito de buscar garantir mais dignidade às famílias carentes que perderam tudo com a inundação e os deslizamentos, a Prefeitura de Santa Maria de Itabira lançou uma campanha para fomentar doações de móveis (camas, armários, mesas, etc.). O objetivo é sensibilizar moradores de cidades até 50 quilômetros, uma vez que será desenvolvida uma logística para a retirada das doações diretamente na casa dos doadores.
Os interessados em contribuir, poderão entrar em contato com o número 31 98953-6481, por mensagem via Whatsapp, informando a cidade de onde está falando, endereço completo e qual a doação que deseja realizar. Com os dados planilhados, a Prefeitura vai desenvolver uma rota, com data especificada que será informada aos doadores, para fazer o recolhimento das doações.
A Secretaria Municipal de Assistência Social do município está trabalhando para realocar algumas das famílias dos abrigos, por meio do serviço de Aluguel Social. Ajudá-las a recompor suas vidas auxilia na sensação de recomeço e na retomada emocional após enfrentarem uma tragédia tão desastrosa para todos.