Com a participação do rapper itabirano Thiago SKP, documentário ‘Vale?’ é lançado no Rio de Janeiro

Thiago SKP foi o autor da música tema do filme, com o single “Quanto Vale”, onde aborda o impacto da mineração no patrimônio de Minas e a rotina dos moradores

Com a participação do rapper itabirano Thiago SKP, documentário ‘Vale?’ é lançado no Rio de Janeiro
Foto; Divulgação
O conteúdo continua após o anúncio


Foi lançado na última semana, no Rio de Janeiro, o documentário internacional ‘‘Vale?’’, que tematiza sobre o rompimento da barragem de Brumadinho, mostrando o impacto do crime ambiental na arte e cultura de Minas Gerais, através da perspectiva de cinco artistas da região do Quadrilátero Ferrífero. O rapper itabirano Thiago SKP foi o autor da música tema do filme, com o single “Quanto Vale”, onde aborda o impacto da mineração no patrimônio de Minas e a rotina dos moradores.

Além de SKP, participam do documentário os artistas Rei Batuque, Vitor Elias (músico da Banda São Sebastião de Brumadinho), Jô Alves (palhaça Jojo, de Passagem de Mariana) e Lucas Fabrício, que partilharam suas visões sobre a mineração, os acidentes decorrentes da atividade minerária, além de falar sobre a cultura, as vivências e suas ambições com a arte, através da música, poesia e performance circense. 

‘‘Vale?’’ é uma produção do Centro de Arte e Pesquisa para Justiça Social e Climática People’s Palace Projects/Queen Mary University of London, com direção de Marcelo Barbosa e Paul Heritage. 

O filme é fruto do projeto de pesquisa internacional Raízes de Resiliência que mapeou o valor do patrimônio material e imaterial do Quadrilátero Ferrífero, junto de cinco organizações artísticas locais que foram diretamente impactadas pela atividade mineradora. O estudo também olhou para os efeitos ao meio ambiente na região, em colaboração com artistas de Brumadinho, Nova Lima, Passagem de Mariana e Itabira.

Além da exibição do filme, houve um seminário onde foram apresentados os resultados da pesquisa feita pela People’s Palace Projects sobre o projeto educacional desenvolvido pelos cinco artistas do filme. Dessa vez, os artistas participaram de um intercâmbio, onde Thiago SKP visitou as escolas de Itabira, Brumadinho, Nova Lima e a comunidade Quilombola de Marinhos. No final do seminário, Thiago SKP apresentou ao vivo uma música emocionante, que foi criada em colaboração com a Banda São Sebastião de Brumadinho, ao lado do Maestro Anderson. A união da banda com Thiago SKP, o autor de “Quanto Vale”, tornou esse encontro ainda mais significativo.

 

Galeria de Fotos