Com calendário cheio, taekwondo itabirano luta por apoio financeiro

Dois atletas disputam hoje uma seletiva que oferece vaga no Campeonato Mundial da modalidade

Com calendário cheio, taekwondo itabirano luta por apoio financeiro
Município possui bastante tradição no esporte, mas atletas sentem falta de um maior incentivo fiannceiro local. Foto: Arquivo DeFato

Neste sábado (12), os atletas itabiranos de Taekwondo Humberto Vinicius e Kauã Alexandre viajaram a Belo Horizonte, para disputar a seletiva estadual Gymnasiade. Na Escola Estadual Ari da Franca, na capital, estarão reunidos cerca de 15 atletas que buscarão vaga na seletiva nacional da modalidade, em Aracaju, com o sonho de disputar o Campeonato Mundial, na França.

Essa é apenas uma das várias competições previstas para o taekwondo itabirano neste ano. O município, tão tradicional neste esporte, ainda deverá ter representantes no Grand Slam, daqui a quatro dias, na Copa Regional Sudeste, em abril, no Campeonato Mineiro, Copa Sul-Regional e várias outras disputas.

No entanto, o calendário cheio contrasta com a falta de apoio financeiro. Como grande parte dessas competições é disputada em outras partes do país – principalmente na região norte -, as despesas com viagem, hospedagem e outros gastos ficam por conta dos próprios atletas. O Mestre Daú Primo, da Associação Crianças do Amanhã, em Itabira, falou sobre a situação.

“Essas competições nacionais têm sido realizadas bem lá no norte do país. Então a passagem é muito cara, hospedagem cara. As despesas são muitas. Lá a gente disputa Grandslam, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e são muitas viagens que a gente vai e fica tudo por conta do nosso atleta. Então a gente precisa, sim, de um incentivo, porque temos atletas de nível, e muitas vezes o atleta deixa de competir por falta de recursos. Fazemos um apelo aos empresários, porque temos atletas promissores e eles podem não participar de uma competição por falta de recursos”, diz Daú.

Sobre a disputa de hoje, o Mestre Daú explica que Kauã Alexandre já está pré-classificado à Copa Mundial da França. Já Humberto, que luta por uma vaga na seletiva nacional de Aracaju, chega à capital muito bem credenciado pelo treinador.

“O Humberto chega muito bem preparado, ele vem treinando há bastante tempo. Durante a pandemia, quando reduzimos o número de alunos treinando, ele foi um dos integrantes da nossa equipe de competição, a gente hoje se encontra num nível muito bom para competição. A expectativa com o Beto é grande”, destaca Daú.

Concluída a participação na seletiva estadual Gymnasiade, os atletas itabiranos se preparam para o Grand Slam. A competição será realizada entre 16 e 20 de fevereiro, nas categorias Luta e Poomsae, e oferece vaga na seleção brasileira de Taekwondo.