Com cheia do Rio Girau, Santa Maria de Itabira já registra 70 desabrigados

Eles estão sendo recebidos em três pontos da cidade

Com cheia do Rio Girau, Santa Maria de Itabira já registra 70 desabrigados
Foto: Prefeitura de Santa Maria de Itabira

Até as 3h da madrugada deste domingo (9), cerca de 70 pessoas tiveram que deixar suas casas em Santa Maria de Itabira devido às cheias do Rio Girau. Segundo a Prefeitura, esse grupo de desabrigados está sendo acolhido em três locais da cidade: o salão paroquial, a Escola Trajano Procópio e a igreja do bairro Lambari.

Com a chuva intermitente dos últimos dias e o transbordamento do Rio Girau, já é possível ver vários pontos de alagamento pelo município. Os bairros Conselho, Lambari e Centro são os mais afetados pelas águas neste momento. Além disso, a chuva também tem provocado deslizamentos na região.

Na MGC-120, um dos acessos a Santa Maria de Itabira, a queda de uma barreira na comunidade Fogão de Lenha havia deixado a cidade praticamente ilhada. Segundo a Prefeitura, máquinas desbloquearam o acesso, mas o risco ainda existe.

A forte correnteza do Rio Girau também provocou um deslizamento na Avenida Israel Pinheiro, acesso à cidade para quem vem de Guanhães. O trecho foi interditado e motoristas devem chegar ao município pela rua Sebastião Bretas.

Outro local de Santa Maria interditado neste momento é a ponte central, que já estava interditada para veículos, mas agora também para pedestres. A Prefeitura emitiu nota, pedindo para que a população não acesse a ponte pois há risco de queda.

Vários servidores da Prefeitura estão empenhados para garantir a segurança da população. Equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Saúde e Obras estão de plantão desde a noite passada.