Com duas chapas concorrentes, Aposvale inicia eleições nesta segunda-feira
Chapa vencedora irá assumir a associação pelos próximos quatro anos
Começaram, na manhã desta segunda-feira (11), as eleições da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras da Valia (Aposvale) de Itabira. Os votos podem ser feitos presencialmente até a próxima quarta-feira (13), entre 9h e 16h, na sede principal, e também on-line, por meio do site da entidade. A Chapa vencedora estará à frente da Aposvale até 2026.
As eleições selecionarão representantes para a sede da instituição e para as regionais — inclusive a de Itabira e Nova Era. Há apenas uma chapa na disputa pela sede da instituição, no Rio de Janeiro. Ela é encabeçada pelo itabirano Sebastião da Costa Deiró, que concorre para diretor presidente. Com ele, estão Ângela Maria Gonçalves, como diretora administrativa; e Regina Maria Pinto Coelho, como diretora presidente.
Já na regional Itabira e Nova Era há duas chapas concorrentes. A Chapa 1, intitulada “A Chapa da Aposvale”, tem à frente Feliciano Adilson Domingues, como diretor regional; e Joaquim Rodrigues Neto, como vice-diretor. Já a Chapa 2, cujo nome é “Renovação Transparência”, é encabeçada por Aécio Sebastião dos Santos, como diretor regional; e Erenice Figueiredo Bernardino, como vice-diretora.
Sequência de trabalho
Vice-diretor da Chapa 1, Joaquim Neto falou sobre os objetivos do grupo caso a reeleição seja alcançada. Entre as metas, está a conclusão da reforma da sede itabirana da Aposvale.
“Estamos com uma expectativa muito boa, estamos tendo uma aceitação excelente junto ao pessoal que já conhece o trabalho da Chapa 1. E nosso objetivo para a sequência é terminar a obra, para buscar mais associados, e trabalhar muito a área social. Precisamos trazer os aposentados mais antigos aqui pra dentro, pra saber o que precisa. Nós estamos batendo com a Valia com relação ao benefício definido, o BP, que é o benefício proporcional, para buscar aquilo que o aposentado tem direito e alguém tá travando. Isso vai ser um dos nossos cartões postais”, avalia.
Além disso, Joaquim também promete realizar melhorias no próprio plano de saúde da associação, o PASA. “Com relação ao nosso plano de saúde, o PASA, ele não está sendo acessível a todo mundo, então estamos tentando buscar melhorias nesse plano, alguma outra alternativa, para melhorar pra todo mundo. Mas o importante é que estamos trabalhando para o aposentado e a família dele, pensando naqueles que também irão se aposentar futuramente”, pontua.
Mudanças necessárias
Conselheiro efetivo da Chapa 2, Oranei Figueiredo cita a transparência como um dos focos da campanha do grupo. Para ele, apenas a reforma do espaço não é suficiente ao associado.
“A Chapa 2 está com uma mentalidade de dar transparência ao associado. E aproveitar as coisas boas em benefício do associado, porque só o prédio não faz bem a ele, tem que ter muita coisa. Então estamos lutando para ter dentista, médico, ter um carro pra levar o associado que estiver doente. Nada disso tem aqui.”
Como parte do processo de transparência prometido, Oranei afirma que a Chapa pretende criar um canal de ouvidoria da Aposvale e relatórios contábeis da associação. “Nós podemos elencar, por exemplo, os relatórios contábeis que a gente não vê, canal de ouvidoria que não tem, desenvolver parcerias com o comércio, para facilitar a aquisição de algo em prol do associado. São várias coisas que a gente pode elencar”.
Novidade
Pela primeira vez na história, as eleições da Aposvale serão realizadas, também, de maneira virtual. Atual presidente e candidato único no pleito por um lugar na sede da instituição, no Rio de Janeiro, Sebastião Deiró destacou a novidade, mas admite que ela pode trazer dificuldades, mesmo para quem está envolvido de perto.
“A nossa expectativa é boa, fizemos uma campanha bacana, visitamos todos os aposentados e pensionistas. É uma novidade para a Aposvale o voto eletrônico, então esperamos para ver como vai ser a aceitação do nosso associado. Por ser a primeira vez que o processo será eletrônico, é um pouco complicado, principalmente no primeiro dia. Nem o pessoal que está envolvido diretamente ainda está acostumado com o sistema. Mas é uma inovação, a tecnologia está nos oferecendo isso. A pandemia também nos forçou a fazer o processo eleitoral da Aposvale por meio do sistema eletrônico”, observa.
De acordo com Deiró, o voto eletrônico proporciona mais segurança às eleições. “(Oferece) Mais segurança, porque no momento do voto o associado tem que digitar o CPF, e logo após ele recebe uma senha de segurança para votar. O sistema é muito seguro, dá tranquilidade para nós e uma segurança ao assistido também, porque evita o contato”, finaliza.