Com itabirano no palco, duo Ogoin & Linguini se apresenta nesta sexta-feira, no 50º Festival de Inverno de Itabira

Em 2023, eles lançaram o aclamado álbum de estreia “TV Show” e também foram escolhidos como os donos da “Melhor Música de 2022” no Prêmio Rap Brasil

Com itabirano no palco, duo Ogoin & Linguini se apresenta nesta sexta-feira, no 50º Festival de Inverno de Itabira
Foto: Bruno Queiroz/Divulgação
O conteúdo continua após o anúncio


A sexta-feira (12) do 50º Festival de Inverno terá uma atração muito especial na Praça do Areão, a partir de 20h30, com a apresentação do duo Ogoin & Linguini, projeto musical que nasceu em Belo Horizonte e aos poucos vem ganhando destaque pelo país. Um detalhe importante é que a dupla é formada pelo rapper itabirano Ogoin e o produtor belo-horizontino Linguini, considerados o duo de artistas mais inovadores da cena musical mineira contemporânea. 

No ano passado, eles lançaram o aclamado álbum de estreia “TV Show” e também foram escolhidos como os donos da “Melhor Música de 2022” no Prêmio Rap Brasil, com o single “Good Times”. No mesmo prêmio – que é bastante aclamado na cena do rap nacional -, os músicos também foram indicados na categoria “Artista Revelação”. Perguntando pela DeFato sobre a expectativa de se apresentar na sua cidade natal, o músico, compositor e produtor, João Lucas Prado Santos (vulgo Ogoin), respondeu: 

“Estou muito feliz, principalmente porque Itabira é uma cidade que me formou de diversas formas, inclusive musicalmente. Eu cresci e passei grande parte da minha primeira juventude musical cantando pelas ruas de Itabira, com meus amigos, me divertindo com eles. Voltar a cantar em palco aqui em Itabira tem esse “gostinho de juventude”, estou até ansioso por esse momento, confesso”

A apresentação desta sexta-feira contará com a interpretação do álbum de estreia da dupla, produção que conta com 18 faixas e se concentra em um conceito envolvente de memória. O álbum compreende uma mistura de sonoridades que marcaram época nas décadas de 70, 80 e 90. A obra – já apresentada em São Paulo, Rio de Janeiro e no Festival Sensacional em Belo Horizonte – apresenta uma variedade de faixas que exploram temas tão diversos quanto os estilos musicais que inspiraram sua criação. Desde batidas envolventes até letras profundas, “TV Show” oferece uma experiência auditiva única que atrai tanto os fãs de hip-hop quanto os amantes da música soul, funk, disco e eletrônica.

“O que a gente pode adiantar e o que vocês podem esperar do show da dupla é uma apresentação cada vez mais madura, mais entrosada, mais técnica e que apresenta em quase sua totalidade, o repertório do nosso novo álbum”, disse Linguini, em convite aos itabiranos.

Quem são os dois?

Ogoin é o projeto do itabirano João Lucas Prado. Músico, compositor, produtor, escritor, publicitário e estudante de Letras, ele aposta em um grande misto de referências sonoras para trabalhar seus conceitos enquanto artista. Passando por uma bagagem musical que compreende o Gospel, Pop/MPB, e o Hip Hop, Ogoin se insere em uma cena efervescente, e não se limita em suas próprias projeções.

Já Vinícius Fernandes, conhecido na cena como Linguini, é DJ, beatmaker, rapper, produtor e pesquisador de Belo Horizonte (região do Barreiro). Como DJ, o artista busca transitar entre os diversos BPMs e sonoridades da música eletrônica periférica e do hip hop. Já nas suas produções musicais, Madling (alter ego) investe na mescla de gêneros do hip hop, com uma sonoridade influenciada pelo jazz, R & B e timbres de teclados, além de drum machines das décadas passadas. 

TV Show

Com participações de Juyé, Maui, Mayí e Abbot, a narrativa de “TV Show” se estende em uma série de tv do fim dos anos 90, com elementos como comerciais, chamadas, aberturas e créditos, explicitando assim uma obra imersiva e imagética que ultrapassa seus limites sonoros. 

O conceito por trás de “Ogoin & Linguini: TV Show” foi cuidadosamente elaborado, tendo como base a temática do título que permeia todo o álbum: um programa de TV. Desde a concepção até a execução, cada elemento foi meticulosamente trabalhado para transportar os ouvintes para a atmosfera única de um programa televisivo. Durante a produção audiovisual, outros dois itabiranos participaram do processo: Kevem Willian (direção de fotografia) e Luiz Gustavo Soares (iluminação e motion).

Mantendo-se fiéis a seu conceito inovador, Ogoin & Linguini exploram intencionalmente a nostalgia em seu novo projeto, mas com uma reviravolta surpreendente. Inspirados pelo universo das SitComs dos anos 90 e 2000 como, “Kenan & Kel”, “As Visões da Raven”, “In Living Colour”, “Drake e Josh”, “Um Maluco no Pedaço” e etc, eles construíram uma constelação musical que transcende as fronteiras tradicionais, oferecendo uma experiência verdadeiramente única. 

Ao alinhar-se conceitualmente com a atitude das SitComs, o duo viu uma oportunidade de lançar seu material de forma mais autêntica, tanto em relação ao próprio corpo de trabalho quanto aos lançamentos musicais convencionais.