Com a liberação do Step3 da Anglo, Uaitec reforça serviços em Conceição do Mato Dentro

Polo se coloca como apoiador da comunidade, com serviços como capacitação, orientação e preparação de currículos

Com a liberação do Step3 da Anglo, Uaitec reforça serviços em Conceição do Mato Dentro

A terceira fase do projeto Minas-Rio, da Anglo American, em Conceição do Mato Dentro, teve aval do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e agora concentra maiores expectativas quanto à vocação da cidade para a geração de empregos e negócios com fornecedores. Nesse âmbito, a unidade local da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) reforça o papel de aliado no projeto, com um leque de serviços em apoio às demandas da comunidade.

A unidade está reforçando uma agenda já praticada na cidade: a Uaitec disponibiliza acesso gratuito à internet, cessão de espaço para reuniões empresariais, palestras, treinamentos, rodas de conversa, cursos e videoconferências, impressão de arquivos, segunda via de contas, envio e recebimento de e-mails, certidão de bons antecedentes, elaboração e envio de currículos, dentre tantos outros.

O polo conceicionense oferece também cursos de idiomas – inglês e espanhol, que terão novas turmas neste ano -; cursos de tecnologia, como web designer, programador web, analista de mídias sociais, programador de sistemas, desenvolvedor de jogos eletrônicos e desenvolvedor de aplicativos; além de 71 cursos na modalidade EAD – Ensino a Distância em áreas como cabeleireiro, secretariado, auxiliar de escritório e outros. Só os cursos de tecnologia têm mais de 190 alunos inscritos.

O polo foi inaugurado em 2008 como Centro Vocacional Tecnológico. A unidade surgiu por intermédio do ex-deputado federal e atual prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira (PMDB), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Centro abriga a Uaitec desde 2014 – por sua vez, um projeto do então titular da Sedectes, Miguel Corrêa, em parceria com a Prefeitura do município, que supre gastos com alimentação de funcionários, luz, água, telefone e manutenção do prédio.

À frente do polo está Thadeu Miranda, o mais novo coordenador do serviço dentro do estado, com 19 anos. “Com a liberação da etapa 3 do processo minerário, nossa expectativa é dobrar o número de atendimentos no polo”, ressaltou.

A unidade está localizada na Avenida Jk, 680, no Centro. O espaço fica próximo ao depósito da Antártica. Outras informações pelo telefone (31) 3868-2630.